Conselho Ampliado da Unicafes inicia construção de estratégias para a gestão 2021-2024
30 de abril de 2021

Os conselheiros eleitos da Associação e Confederação da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) para a gestão 2021-2024 se reuniram, virtualmente, nesta sexta-feira (30), para a primeira reunião do Conselho Ampliado e para a construção das ações e estratégias para o triênio.

 

A pauta contou com uma breve apresentação dos membros do Conselho e da equipe da Unicafes; socialização dos projetos e convênios em andamento, como o Roda Bem Caminhoneiro; de Fortalecimento da Rede Unicopas, em parceria com a União Europeia e as principais parcerias institucionais: Trias Brasil, Conexsus, Cresol Confederação. Além disso, apresentou-se as ações voltadas à formação, elencando os cursos de cooperativismo que estão sendo desenvolvidos, bem como falou-se sobre estratégias de comunicação, entre outros assuntos.

 

Juntamente com Rômullo Renan Silva Dantas, de Alagoas, Sandro Souza da Silva, de Rondônia, está à frente da Secretaria de Comercialização. Segundo ele, os negócios devem ser o grande marco para garantir crescimento e consolidação da agricultura familiar e da economia solidária. “Além de pensarmos na região, o desafio agora é pensarmos em todas as cooperativas das Unicafes Estaduais, o que será uma oportunidade para fortalecermos ainda mais o setor”, diz.

 

Conselheira do Amazonas, Tatiane Nascimento Valente ressalta que as boas práticas cooperativistas serão inspiração para auxiliar no trabalho. Para Sandra Nespolo Bergamin, de Santa Catarina, secretária de Mulheres, sua meta na gestão é estruturar associações e federações, focando na sustentabilidade, além de buscar projetos para trazer mais mulheres ao cooperativismo, garantindo inclusão social, justiça e igualdade.

 

À frente da Secretaria da Juventude, Bruno Engel Justin afirma que espera dialogar com todos os públicos e esferas para realizar um trabalho transversal. O presidente da Unicafes, Vanderley Ziger, salienta que as reuniões do Conselho servem para democratizar e construir coletivamente. De acordo com ele, é um o espaço para que todos possam trazer suas experiências, para juntos, continuarem avançando.

 

“A Unicafes é uma instituição que agrega centenas de cooperativas, que têm a missão de produzir alimentos e organizar a sua distribuição. Pensamos na melhoria de vida dos nossos associados e neste momento de pandemia aumenta o compromisso diante da sociedade em aproximar quem produz de quem consome. Portanto, mais do que nos preocuparmos com questões econômicas e de produção, temos a responsabilidade de facilitar o acesso deste alimento que é sagrado e que sacia a fome de tantos necessitados”, frisa.

 

Confira quem são os conselheiros da gestão 2021- 2024 e saiba como foi a assembleia virtual do dia 23 de abril. Clique aqui:

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual