Durante assembleia virtual, Unicafes elege novos conselheiros para o próximo triênio
23 de abril de 2021

A Associação e a Confederação da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) realizaram nesta sexta-feira (23), virtualmente e concomitantemente, Assembleia Geral Ordinária e Assembleia Geral extraordinária. Além das Unicafes Estaduais, representantes de importantes entidades do segmento prestigiaram o evento, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), Trias Brasil, Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) e Cresol Confederação.

 

Na pauta da Confederação Unicafes, aconteceu a prestação de contas dos órgãos da Administração, com o relatório da gestão da Diretoria Executiva e Parecer do Conselho Fiscal; foi apresentado e votado o ingresso de novas federações: Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte e aprovada a reforma no Estatuto, sendo que reuniões e assembleias poderão ser realizadas de maneira presencial, semipresencial ou digital; bem como, quando houver motivo excepcional, poderão ser feitas até o fim de setembro. Ainda se aprovou o aumento no número de conselheiros, passando de oito para 11, e a realização da convocação das assembleias com dez dias de antecedência.

 

A Associação Unicafes realizou apresentação do resultado e do balanço do Exercício de 2020 com parecer do Conselho Fiscal e socialização do Plano de Ação para 2021. Paralelo a isso, também foi apresentada e eleita para o período de 2021-2024, os novos representantes do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, tanto da Associação como da Confederação.

 

Além destas pautas, apresentou-se um balanço dos principais projetos e ações executados pelo Sistema Unicafes nos últimos anos, principalmente voltado a participação dos jovens e mulheres, formação cooperativista, parcerias com os mais diversos atores e organizações sociais, políticas públicas, marcos regulamentários, entre outros assuntos.

 

Reeleito para presidir à Associação Unicafes e à frente da Confederação, Vanderley Ziger agradeceu o trabalho de todos os líderes que participaram desta jornada, reafirmando o compromisso com a luta da inclusão social na agricultura familiar. “O trabalho de mobilização é contínuo e feito por pessoas de todo o Brasil. Foram muitas as conquistas e certamente teremos muito a avançar. Somos gratos aos novos companheiros que se se uniram a nós para seguirmos construindo uma agricultura familiar mais justa, harmônica, sustentável e rentável”, salienta.

 

Cooperação

O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, comentou que vive-se um momento de reinvenção, e que com a união dos esforços, o setor continuará crescendo. Para o presidente da Contag, Aristides Santos, é estratégica esta aliança com a Unicafes para avançar com a organização produtiva e de comercialização da agricultura familiar.

 

A coordenadora nacional do Trias América do Sul, Gisele Obara, reafirmou seu apoio à causa, afirmando que o cooperativismo é exemplo de resiliência. Já a coordenadora do Conexus, Carina Pimenta, frisou que somente, comunitariamente, se fortalece a agricultura familiar e a economia solidária. Por fim, o presidente da Unicopas, Francisco Dal Chiavon, afirmou que não existe mudança sem a organização do povo e que assembleias como esta demonstram esta importância.

 

Confira os eleitos da Associação e Confederação Unicafes. Ressalta-se que no dia 30 de abril, às 14h, os conselheiros eleitos participarão de reunião para começar a definir ações e estratégias para o triênio.

COMPOSIÇÃO DOS CONSELHOS - 2021 a 2024

FUNÇÃO

CARGO

UNICAFES ASSOCIAÇÃO

 

CONFEDERAÇÃO UNICAFES

DIREÇÃO EXECUTIVA

PRESIDENTE

Vanderley Ziger (PR)

 

Vanderley Ziger (PR)

SECRETÁRIO

Aparecido Alves de Souza (MG)

 

Aparecido Alves de Souza (MG)

TESOUREIRA

Fátima de Lima Torres (RN)

 

Fátima de Lima Torres (RN)

SEC. DE FORMAÇÃO

Antonio Moreira de Sousa Filho (TO) 

 

Gervásio Plucinski (RS)

SECRETARIAS

SEC. DE MULHERES

Sandra Nespolo Bergamin (SC)                          

 

Sandra Nespolo Bergamin (SC)                          

SEC. DE JUVENTUDE

Bruno Engel Justin (RS)

 

Bruno Engel Justin (RS)

CONSELHO VOGAL

DIRETOR DE COMERCIALIZAÇÃO

Rômullo Renan Silva Dantas (AL)  

 

Sandro Souza da Silva (RO)

CONSELHEIROS

Nilfo Wandscheer (MT)

 

José Izidoro Rodrigues (ES)

Tatiane Nascimento C. Valente (AM)

 

Osíris Soares de Magalhães (GO)

Regina Dantas de Carvalho (BA)

 

Regina Dantas de Carvalho (BA)

Ivori Aldomar Weide Fernandes (PR)

 

Aline Pasda (PR)

Genes da Fonseca Rosa (SC)

 

-

Letícia Mendes de Oliveira (MG)

 

-

Jairo Arruda de Souza (MS)

 

-

CONSELHO FISCAL

EFETIVOS

Joana Lúcia N. Gonçalves Grijó (RJ)

 

Pedro Vill (ES)

Maria José Alves (AL)

 

Vitalina Orneles de Souza (RO)

Maria Ivoneide de S. da S. Rodrigues (CE)

 

Genes da Fonseca Rosa (SC)

SUPLENTES

Gildene Soares Carvalho (TO)

 

Francisca Eliane de Lima (RN)

 

 

Jaciel Franklin Pereira da Silva (PB)

 

 

André Roberto da C. Mosselim (PR)

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Divulgação

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual