Experiência da Unicafes Nacional auxilia na gestão do programa Roda Bem Caminhoneiro
04 de março de 2021

Em um primeiro olhar, mundos distantes. No entanto, os produtores da agricultura familiar e os caminhoneiros autônomos têm muito em comum. Enquanto o primeiro produz os alimentos que chegam à mesa da população, o segundo é responsável pelo transporte destes produtos. E são por essas semelhanças, intrínsecas, que a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes) está à frente da gestão do Roda Bem Caminhoneiro, programa lançado no fim de 2019, pelo Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, com apoio do Ministério da Infraestrutura, para incentivar o cooperativismo entre os caminhoneiros autônomos e melhorar a renda e a qualidade de vida da categoria.

A Unicafes Nacional foi selecionada via chamamento público e trabalha na articulação de ações para fornecer infraestrutura, capacitação e assessoramento técnico para um sistema cooperativo nacional de transportadores autônomos de cargas, articuladas através de Cooperativas Singulares com abrangência regional e também por meio de uma Federação de Cooperativas com abrangência Nacional.

O objetivo é envolver 100 cooperativas entre novas e existentes e atingir aproximadamente 100 mil caminhoneiros, sendo que, atualmente, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Brasil possui uma frota de 1.941.350 caminhões, ou seja, mais de 65% das cargas do país são transportadas por caminhões.

Governança e gestão integrada

O Roda Bem Caminhoneiro, neste momento, está na fase intermediária de sua implantação, sendo que a previsão de execução é de 18 meses. O projeto conta com uma estrutura de governança e de gestão integrada, fundamentada em quatro pilares e 11 metas, que prioriza baratear o valor de insumos por meio de compras coletivas, desenvolver um aplicativo digital com opções de transporte de carga e compartilhamento de frete, bem como, disponibilizar cursos aos caminhoneiros, na modalidade à distância, com temas como gestão de cooperativas, direção defensiva e prevenção ao uso de drogas.

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, explica que produtos como pneus, lubrificantes e peças poderão ser comprados pelo aplicativo do programa com preços mais baixos. Além disso, cada uma das cooperativas terá pontos de apoio ao longo das rodovias, equipados com depósito e escritório, notebook e internet, e também uma rede de abastecimento com o preço do óleo diesel mais acessível.

“Os desafios dos caminhoneiros autônomos são semelhantes aos do setor da agricultura familiar. Ambos precisam se organizar através do associativismo e cooperativismo, e o papel da Unicafes é articular e incentivar melhorias para a promoção dessa qualidade de vida”, ressalta.

Ziger aponta que o projeto de gestão da instituição é audacioso e complexo, e que tem, com o apoio do Governo Federal, identificado os pontos de convergência das categorias para o melhor desenvolvimento do Roda Bem Caminhoneiro. “As experiências são similares. Como deu certo para a agricultura familiar, também dará certo para os caminhoneiros. É um desafio de muita construção e de entendimento das diversas realidades culturais, geográficas e econômicas do setor, mas que acreditamos que será um divisor de águas para o Brasil”, salienta o presidente da Unicafes Nacional.

 

Para saber mais sobre o Roda Bem Caminhoneiro, assista ao vídeo:

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Agência Brasil/Divulgação

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual