Fomento ao cooperativismo: Unicafes financia projetos de cooperativas da agricultura familiar
22 de abril de 2021

Com o objetivo de promover inclusão social, desenvolvimento sustentável e crescimento de renda para as cooperativas de agricultura familiar, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) realiza em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil, o projeto “Fortalecimento da Rede Unicopas” (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), no qual são financiados projetos para investimento produtivo dos empreendimentos das filiadas às centrais da Unicopas: Concrab, Unicatores e Unisol.

 

O edital foi aberto em 2020, sendo contempladas cooperativas da Unicafes, que estão continuamente inovando e recriando práticas de impacto social e ambiental. Com a subvenção foram adquiridos equipamentos e insumos em diversas áreas do setor e também realizadas reestruturações em espaços físicos de comercialização.  

 

A maioria das cooperativas investiu o recurso na compra de máquinas para armazenamento de frutas, como o caso da Cooperativa Agroextrativista dos Pequenos Produtores Rurais de Vargem Grande, (Coopervag), do Maranhão, que adquiriu uma câmera fria.

 

A Cooperativa de Produção e Comercialização dos Agricultores Familiares, Agroextrativistas e Pescadores Artesanais de Esperantina (Cooaf-Bico), de Tocantins e a Cooperativa Mista de Produção Agroindustrial Familiar de Alpestre, do Rio Grande do Sul, compraram um freezer, despolpadora e envasadora de frutas. Ambas as cooperativas, buscam agregar valor aos produtos finais, promover mais qualidade, evitar o desperdício e aumentar a renda dos agricultores. Os produtos são comercializados em feiras de agricultura familiar e em programas de Alimentação Escolar e Aquisição de Alimentos.

 

Já a Cooperativa dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha (Cooapivaje), de Minas Gerais, comprou uma evasadora e trabalha na articulação e construção de uma maceração de própolis, e a Unicafes Rondônia, também beneficiada, está investindo na estruturação de espaços de apoio à comercialização da produção das cooperativas filiadas do Estado.

 

Democratização de recursos

Estimular os agricultores familiares a se associarem a cooperativas, fomentando o associativismo é um fator importante para assegurar a produção e fornecimento de produtos de qualidade. Para Cesar Luiz Zuzelski, coordenador do projeto da Cooperativa Mista de Produção Agroindustrial Familiar de Alpestre (RS), o edital de Fortalecimento da Rede Unicopas vem democratizar o acesso de recursos, oportunizando melhores condições para os empreendimentos do setor.

 

Conforme ele, a cooperativa trabalha na formalização de uma agroindústria e a subvenção foi fundamental para a compra dos equipamentos. “Sabe-se hoje que parte expressiva dos problemas da agricultura familiar estão associados com aspectos pós-produção, e isto é especialmente relevante quando se considera a produção de frutas e hortaliças, que apresentam curta vida em pós-colheita, por serem perecíveis”, explica.

 

Zuzelski evidencia que a aquisição da despolpadeira e da envasadora tem contribuído com o protagonismo dos agricultores e da cooperativa na cadeia produtiva dos produtos-alvo, reduzindo as perdas, aumentando a renda e regularizando oferta por reduzir a sazonalidade inerente à atividade.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Cooperativa Mista de Produção Agroindustrial Familiar de Alpestre/ Divulgação

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual