Unicafes Rio Grande do Sul

A UNICAFES-RS, fundada em 2006, tem por objetivo representar, articular, fomentar e prestar serviços para as cooperativas associadas. Propõe e articula leis e políticas públicas para beneficiar as cooperativas para gerar desenvolvimento econômico e social. Contribui na promoção do desenvolvimento sustentável, na produção, industrialização e comercialização de alimentos saudáveis com vistas à segurança alimentar e nutricional. Articula projetos e negócios intercooperativos, aliando crédito solidário, educação cooperativista e desenvolvimento sustentável.

A UNICAFES-RS também está organizada no SINDICOPAS (Sindicato das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) que tem por finalidade o estudo, a coordenação, a proteção e a representação legal da categoria econômica das cooperativas. Além disso, tem o intuito de colaborar com os poderes públicos, associações e entidades sindicais de todos os graus, no sentido da solidariedade social e no desenvolvimento das cooperativas.

Missão

Tornar o cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária uma ferramenta de desenvolvimento sustentável através da representação, articulação, educação e prestação de serviços.

Abrangência

Em todo território estadual, tendo em sua base associativa mais de 60 cooperativas, que atuam em dezenas de municípios gaúchos, somando mais de 170 mil famílias associadas nos ramos: agropecuário, crédito, habitação, eletrificação e serviços.

Serviços

REPRESENTAÇÃO E ARTICULAÇÃO

Representamos e intermediamos as demandas das cooperativas com os Governos Federal e Estadual, com os Deputados Estaduais e Federais, Senadores e entidades parceiras nacionais e internacionais.
Articulamos e propomos políticas públicas através de leis e programas para beneficiar e fortalecer as cooperativas e a sociedade.
Promovemos o protagonismo do cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária no desenvolvimento sustentável.

EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA

Fomentamos cursos de pós-graduação, cursos de formação para dirigentes, colaboradores e gestores de cooperativas com o objetivo de formar uma rede de profissionais nas diversas áreas do cooperativismo.
Disseminamos o cooperativismo através de publicações e eventos.

GÊNERO E JUVENTUDE

Desenvolvemos ações de emancipação social e econômica das mulheres e dos jovens no cooperativismo.Estimulamos a participação das mulheres e dos jovens nas direções das cooperativas através de formação e capacitação.

PRODUÇÃO E MERCADO

Defendemos o desenvolvimento econômico e social das cooperativas nas fases: produtiva, industrial e comercial.
Trabalhamos para a autonomia das cooperativas com reivindicações de leis e certificações específicas.
Articulamos o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Estimulamos os coopermercados, mercados justos, feiras e produção agroecológica.
Discutimos estratégias de cooperação para ampliar o volume de negócios nas cooperativas na perspectiva de ocupar espaços nos diferentes mercados.
Articulamos estratégias e negócios intercooperativos.
Defendemos a sustentabilidade das cooperativas em suas diversas cadeias produtivas.
Estimulamos estratégias para a promoção da agricultura de baixa emissão de carbono para avançar na sustentabilidade agropecuária e ambiental, implementando novas tecnologias e produtos.

CRÉDITO SOLIDÁRIO

Atuamos na expansão do sistema de crédito CRESOL.
Praticamos estudos e educação financeira com os cooperados.
Fomentamos o crédito com a produção sustentável.

GESTÃO E SERVIÇOS

Estimulamos e articulamos estudos de viabilidade de negócios.
Prestamos serviços de assessoria e consultoria para cooperativas associadas.

PARCERIAS

Unicopas, Sindicopas, Universidades públicas e privadas, poderes legislativo e executivo, entidades privadas que dialogam com a temática do cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária.

Unicafes Rio Grande do Sul

Rua Henrique Schwerin, Nº 499, Fundos
Erechim – Rio Grande do Sul. Cep: 99.700-408
Telefone: (54) 3522-3912/ 3522-3928

Email: unicafesrs@unicafesrs.coop.br

ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual