Unicafes Maranhão

Unicafes-MA foi criada em 08 de dezembro de 2008, na cidade de São Luís, no Sítio Pirapora, em Assembleia Geral de Fundação, que reuniu mais de 20 Cooperativas ligadas à Agricultura Familiar no Estado do Maranhão. Como resultado da Assembleia foi constituída a Unicafes-MA, com doze (12) cooperativas. Em 2015 a Unicafes-MA começou uma discussão com as cooperativas para mudar a razão social de UNICAFES-MA para FEDERAÇÃO UNICAFES-MA, onde em novembro de 2018 houve a assembleia de Constituição da Federação das Cooperativas de Agricultura Familiar do Estado do Maranhão – Federação Unicafes-MA.

Missão
Promover desenvolvimento econômico e social da Agricultura Familiar e Economia Solidária, fortalecendo as Cooperativas do Estado do Maranhão, a agricultura familiar, sua representação, produção, gestão e comercialização dos produtos oriundos da agricultura Familiar. “Tornar o Cooperativismo um instrumento popular de desenvolvimento local sustentável e solidário dos produtores (as) e agricultores (as) familiares e da economia solidaria, articulando iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimento e melhoria da qualidade de vida.

Visão
O Cooperativismo como ferramenta para o desenvolvimento local e regional tendo como ponto focal o fortalecimento da Agricultura Familiar.

Objetivos
A articulação das Cooperativas de agricultores e agricultoras familiares e segmentos da economia solidária, bem como, a criação de novas cooperativas para favorecer a organização da produção, serviços técnicos, crédito e comercialização dos produtos da Agricultura Familiar através da Federação Unicafes-MA.

Representação e Abrangência
Atualmente, a Federação Unicafes-MA desenvolve ações que beneficiam 32 (trinta e duas) cooperativas em todo o Estado do Maranhão, ações estas que vão deste a organização à fundação das cooperativas, discussão das compras governamentais, Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa de Aquisição de Alimentos. Além de organizar as demandas de luta por políticas públicas que venham a fortalecer e desenvolver as atividades cooperativistas no Maranhão.

Parcerias
A Federação Unicafes-MA desenvolve ações para fortalecer as cooperativas com parcerias com vários atores: Governo Federal (Ministérios), Estadual (secretarias), Municipal (Secretarias), Instituições Públicas e Privadas, bem como, as Organizações da Sociedade Civil.

Federação Unicafes-MA
Endereço: Avenida Ilton Rodrigues, s/nº, bairro do Araçagi – São José de Ribamar- MA – CEP 65.110-000
Telefone: (99) 98437-8228
E-mail: unicafesma@yahoo.com.br

ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual