Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol)

O projeto piloto “Implementação de Soluções em gestão, governança e negócios para Cooperativas do Sistema Unicafes” tem duração de um ano, com execução entre setembro de 2022 a setembro de 2023, visando atender 300 cooperados, de 100 cooperativas singulares, de no mínimo dez estados.

Além de aprimorar a gestão, governança e negócios das cooperativas, por meio de soluções organizacionais, o projeto tem como objetivo fazer o mapeamento e análise das cooperativas; desenvolvimento de capacidades (cursos); implementação de soluções (consultorias) e a análise de impacto nas cooperativas, tendo como principal prioridade atender as demandas das cooperativas com atividades práticas, orientadas para melhor desenvolvimento organizacional da gestão e dos negócios.

 

As atividades acontecem com momentos presenciais nos Estados nos quais o Sistema Unicafes possui Unidades de apoio, prevendo cursos complementares através da Plataforma de Ensino a Distância (EaD). Serão disponibilizados serviços como: formação para jovens e mulheres; soluções de gestão e governança contábil, tributária, gerencial, bem como, solução de negócios em comunicação, marketing, mercado, além de temáticas demandadas pelas cooperativas.

 

O público terá acesso à temas transversais e poderá participar de turmas territoriais, conforme a demanda. A previsão é que os encontros sejam trimestrais no território; na plataforma virtual EaD e por meio de assessoramento presencial nas cooperativas. Os critérios para participar do projeto são: Estados regulares e adimplentes; cooperativas regulares e adimplentes e cooperativas com adesão à contrapartida.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Saiba mais sobre o Pecsol e confira ações do projeto realizadas de Norte a Sul do Brasil!

A UNICAFES conectada com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas à educação, em março de 2020, disponibilizou para sua base social condições para que o processo de Educação Cooperativista em curso através do PECSOL – Programa de Educação do Cooperativismo Solidário não fosse bruscamente interrompido pela crise sanitária Covid-19.

 

Inspirada no Mestre Paulo Freire quando este afirmou que “A educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas mudam o mundo”, a UNICAFES decidiu investir nas pessoas para que estas possam construir um cooperativismo cada vez mais justo, solidário e capaz de superar os desafios econômicos vivenciados. Assim nasce o PECSOL, uma iniciativa de educação cooperativista pautada na construção de soluções para aprimoramento da gestão e governança das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Os temas e metodologias utilizados são inovadores, pois almejam resultados além da formação individual das pessoas envolvidas, mas que gerem impacto real nas cooperativas.

 

Ao longo dos últimos anos foram várias experiências, podemos citar: duas edições do Curso de Aprimoramento da Gestão e Governança Cooperativa, realizado nos anos de 2020 e 2021 em parceria com a COOPROFAM, UnB e CONTAG, com mais de 600 lideranças com conhecimento ampliado sobre o cooperativismo solidário, seus valores, princípios e práticas de gestão e governança apropriadas; o Pecsol Jovem e Pecsol Mulher, em 2021 e 2022, realizado em parceria com Trias e UnB com o objetivo de ampliar a participação deste público nas cooperativas da agricultura familiar que formou mais de 200 lideranças jovens e mulheres; os cursos de formação em agroextrativismo no cerrado em parceria com a WWF-Brasil, Central do Cerrado e UnB com mais de 300 agroextrativistas formados para a melhoria na gestão das suas organizações e com conhecimentos para estruturação das cadeias produtivas para os produtos agroextrativistas do Cerrado; além dos cursos de inovação em gestão e inovação em mercados com 100 lideranças certificadas e com melhores condições para aprimorar sua inserção nos diferentes mercados.

O constante diálogo com os educandos e parceiros e o processo de avaliação sistemática de todo processo educacional desenvolvido possibilitou o aprimoramento das metodologias e ferramentas utilizadas. Aprendendo e ensinando a Unicafes vem utilizando as TICs e contribuindo com o fortalecimento do cooperativismo solidário.

 

Outra perspectiva a ser observada e deve ser aprofundada é que ao proporcionar o contato das lideranças cooperativas com ferramentas de tecnologia de informação e comunicação a Unicafes além de promover educação cooperativista, está contribuindo para a apropriação da sua base a essas tecnologias, que de alguma forma respondem aos novos desafios que a COVID-19 tem imposto. A apropriação social das tecnologias, mediadas por uma lógica de uso e apropriação coletiva, podem proporcionar oportunidades não só de acesso e inclusão digital aos/as agricultores/as familiares, mas também abrir outras possibilidades que podem garantir a renda como a ampliação deste conhecimento para desenhar novas estratégias para comercialização e divulgação das cooperativas e seus produtos.

 

É importante destacar a importância da atuação da Unicafes como uma rede de cooperação e como essa atuação, através da Educação Cooperativista vem facilitando e ampliando a participação da sua base e enriquecendo o processo de apropriação social das plataformas digitais.

---------------------------------------------------------------------------------------

Lançamentos dos cursos do Pecsol

  • Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol)
  • Desenvolvimento Sistêmico
  • Gestão do Conhecimento em Cooperativas
  • Identidade do Cooperativismo Solidário
  • Participação da Mulher no Cooperativismo Solidário 
  • Soluções de Crédito, Gestão, Finanças e Negócios Sustetáveis 
  • Juventudes

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades do Pecsol

  • Formação BI/PECSOL
  • Encontro com os animadores 
  • Reuniões quinzenais de alinhamento 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Apresentamos o Portfólio de Soluções Especializadas do Pecsol, estruturadas para auxiliar sua cooperativa. Conheça e escolha qual é a mais necessária para sua cooperativa. Enviaremos um especialista para auxiliar na implementação das Soluções!

Soluções de Organização Produtiva e de Acesso ao Mercado Privado

Soluções de Aprimoramento da Gestão

Soluções de Governança

Soluções de Finança e Acesso ao Crédito

Soluções de Juventudes

Soluções de Mulheres

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Números do projeto Piloto do Pecsol superam expectativas: Mais de 100 cooperativas e cerca de 950 inscritos
 

O projeto piloto do Pecsol: Implementação de Soluções em Gestão, Governança e Negócios para Cooperativas do Sistema Unicafes encerrou suas atividades neste mês de outubro, em evento presencial realizado em Salvador, na Bahia. E os números não poderiam ser melhores: mais de 100 cooperativas e 947 participantes inscritos, de 12 estados brasileiros. São mais de 500 formandos no presencial e cerca de 350 no EaD, sendo aproximadamente 55% de mulheres no ensino virtual.

 

Para o presidente da Unicafes, Aparecido Alves de Souza, o Cido, o Pecsol vem qualificar processos nas cooperativas de Agricultura Familiar, identificando problemas e encontrando soluções, além de dar visibilidade para a Unicafes, que trabalha na construção de um programa diferenciado. “Concluímos estratégias neste projeto piloto para seguir implementando outras e, assim, aprimorarmos nossas cooperativas”, enfatiza.

 

O principal objetivo do projeto foi gerar habilidades e competências nos participantes para a aplicação de soluções nas cooperativas, nos temas de gestão, governança, negócios, jovens, mulheres e crédito, demandas mapeadas como desafios e oportunidades. A construção fundamentou-se no Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (PECSOL), com foco no empoderamento das pessoas participantes para a gestão das cooperativas. A gestão social no contexto cooperativista é o espaço em que os agentes do sistema se comunicam e interagem com o objetivo de uma melhor compreensão e relação entre todos. Essa ação fortalece e capacita-os, tornando os associados donos do próprio empreendimento coletivo.

 

Neste programa, a primeira etapa foi construída com base nas demandas estratégicas da Cooperativa: Identificação e análise de problemas e oportunidades; Levantamento de dados e métricas; elaboração de um plano de ação, incluindo metas e passos, nomeado PDC – Plano de Desenvolvimento da Cooperativa. A segunda etapa foi colocar o plano em prática por meio da execução do que foi planejado, agindo e ajustando a proposta de acordo com a checagem realizada anteriormente. E a terceira etapa contemplou monitoria e avaliação de cada ação colocada em prática, mapeando especialmente se as metas pré-definidas foram alcançadas otimizando as ações estabelecidas com base nos dados levantados a partir da etapa de execução.

 

Para o presidente da Unicafes, Aparecido Alves de Souza, o Cido, o Pecsol vem qualificar processos nas cooperativas de Agricultura Familiar, identificando problemas e encontrando soluções, além de dar visibilidade para a Unicafes, que trabalha na construção de um programa diferenciado. “Concluímos estratégias neste projeto piloto para seguir implementando outras e, assim, aprimorarmos nossas cooperativas”, enfatiza.

 

O secretário de Formação da Unicafes, Antônio Moreira de Sousa Filho, ressalta que no projeto piloto os resultados mapeados nas cooperativas são sistematizados, sendo que observou-se avanços e inovações junto às mesmas. “É um momento de darmos um novo passo ao trabalho de Formação da Unicafes. Selar e aprimorar as nossas inovações”, salienta.

 

A secretária de Mulheres da Unicafes, Sandra Nespolo Bergamin, afirma que o crescimento da participação das mulheres nos espaços do Cooperativismo Solidário é reflexo do trabalho que a Secretaria de Mulheres vem desenvolvendo de empoderar as mesmas para que assumam seus papéis nestes espaços. “Demonstra que as mesmas têm interesse e através deste empoderamento sentem a necessidade de fazer parte. Exemplo disso é o aumento da participação das mulheres nos cursos de EAD, onde observam a importância do processo de capacitação e buscam ampliar seus horizontes, opinar e serem parte do cooperativismo solidário”, frisa.

 

Atividade presencial

Em parceria com a Unicafes Nacional, a Unicafes Bahia realizou de 24 a 26 de outubro, em Salvador, atividades do Pecsol que contemplaram estratégias e oportunidades; desenvolvimento de competências; revisão da proposta metodológica e multiplicação dos cursos; além da aplicação de soluções na organização da produção, gestão, governança, negócios, jovens e mulheres.

 

Foram apresentados os programas de fomento e fortalecimento do Cooperativismo desenvolvidos na Bahia, executados com sucesso e que trazem resultados positivos para o segmento no Estado, bem como, dados sobre a utilização do BI nas cooperativas, em inglês: Business Intelligence; em português: Inteligência de Negócios, que consiste na captação de dados e na transformação desses em informações para serem utilizadas como base na tomada de decisões dos espaços cooperativistas.

 

Além disso, debateu-se sobre a implementação e resultados do Plano de Desenvolvimento da Cooperativa (PDC), aplicação das soluções de Crédito; Produção e Negócios; Ajustes Estatutários e Governança, Jovens e Mulheres. Também realizou-se avaliação dos eventos coletivos dos educadores do Pecsol e foram elencadas as propostas para a próxima edição do programa.

 

E para fechar a agenda de atividades, os educadores visitaram o Centro de Distribuição de Produtos e o Empório da Agricultura Familiar da Bahia, local em que mais de 300 produtos da agricultura familiar, de diversas regiões do Estado, estão disponíveis para a comercialização.

 

Mais informações, acesse: https://www.instagram.com/pecsolunicafes/

ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual