Webinar debate o Programa Nacional de Alimentação Escolar no Paraná
20 de julho de 2021

Na tarde desta terça-feira (20), a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), em parceria com a Unicafes Paraná e demais entidades parceiras, realizou o Webinar PNAE no Paraná - Juntos na construção e retomada do PNAE nas diversas regiões do Brasil. O encontro apresentou as mais diversas experiências relacionadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar no Estado, objetivando construir propostas para fomentar, fortalecer e retomar às compras no país.

 

Para o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, essa união de esforços em prol da comercialização do PNAE está sendo referência para todas as regiões do país. “São agendas que precisamos discutir coletivamente, visando construir um sistema de distribuição mais eficiente. Parabéns pela iniciativa e por este trabalho de unidade”.

 

O presidente da Unicafes Paraná, Ivori Fernandes, destacou a necessidade do debate, valorizando à agricultura familiar e tornando-a protagonista na produção de alimentos saudáveis, bem como, salientou a importância da somatória de esforços das diversas entidades e organizações. Edson Rodrigues, representante da Cooperativa Central da Reforma Agrária do Paraná, afirmou que se deve fortalecer os municípios, ampliando a cadeia produtiva dos produtores rurais, e assim, oportunizando mais qualidade nutricional às crianças que são alimentadas com estes produtos.

 

Do Conselho de Alimentação Escolar, Roseli Pitner frisou que a alimentação é um direito social e deve ser garantido pelo estado, bem como, que o papel do CAE é zelar pela qualidade dos alimentos e realizar a fiscalização dos seus recursos. A coordenadora do PNAE PR, Andréa Bruginski Dorego, apresentou como o programa vem sendo executado atualmente no Estado. Ela disse que às compras dos produtos da agricultura familiar são feitos por meio de grupos e sistema eletrônico.

 

A deputada estadual, Luciana Rafagnin, representante do Bloco da Agricultura Familiar, parabenizou à Unicafes por realizar o webinar e sua constante preocupação em defesa do setor. “Precisamos criar leis para a agricultura familiar, para ampará-los, garantindo assistência técnica e preços diferenciados para a compra dos seus alimentos”, ressaltou.

 

Do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcia Sartori Silva reforçou que do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

 

Olímpio Souto Maior, do Ministério Público, salientou que o “webinar é um verdadeiro evento de cidadania e da democracia partilhada. Durante o encontro, Silvia Mara Woiciechowski também apresentou o estudo “Comida de Verdade – alimentação escolar e agroecologia”, experiência positiva realizada na cidade de São João do Triunfo (PR). Vanderson de Andrade, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Paraná também participou do evento.

 

Saiba mais

A Unicafes Nacional, juntamente com as Unicafes Estaduais, tem promovido webinar em todas as regiões, objetivando construir parcerias com os Governos para executarem um percentual maior do volume de recursos orientandos ao PNAE.  Atualmente, os Estados investem menos que 50% do volume direcionado à Agricultura Familiar, sendo necessário o envolvimento de todos para a retomada do Programa. Já foram realizados encontros nas regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

                                                        

Texto: Daiane Benso – Ascom Unicafes Nacional
Foto: Gustavo Laviola – Ascom Unicafes Minas Gerais

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual