O presidente da Unicafes Nacional na gestão 2014-2016, Luiz Ademir Possamai, encerrou seu mandato na direção da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias). A partir de agora, assume a liderança da instituição o diretor de relações internacionais da Unisol(Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários), Arildo Mota Lopes. A mudança de direção acontece de forma rotativa entre as lideranças das entidades que compõem a Unicopas. Ao total, a Unicopas reúne 2.600 cooperativas do campo e cidade representando 850 mil associados.

 Presi

Arildo Mota Lopes(Unisol) e Luiz Ademir Possamai(Unicafes) na Assembleia da Unicopas.

 

Unicopas amplia representação

A Unicatadores reúne cooperativas de catadores de recicláveis de todo o Brasil é a mais jovem Central a se integrar a Unicopas. Para a direção, esse movimento fortalece o Cooperativismo Solidário brasileiro ao unir as grandes centrais cooperativas em torno de objetivos comuns. Além dos catadores, integram a Unicopas, a Unicafes, a Unisol e a  Concrab(Confederação das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil).

 

Sobre a Unicatadores

O Movimento Nacional de Catadores e Catadoras de Material Reciclável (MNCR) foi fundado em 2001, no 1º Congresso Nacional dos Catadores (as) de Materiais Recicláveis em Brasília. Atualmente a Unicatadores possui 230 filiados e trabalhará para a expansão, fazendo desse movimento um processo de filiação mais formal. Em todo o país, conta com 732 cooperativas e empreendimentos, a maioria ainda em processo de formalização – em especial catadores de rua e grupos de atuam em lixões.

Fonte: Unisol e Unicafes