I Encontro do Cooperativismo SolidárioAs três grandes organizações nacionais do cooperativismo integram, a partir de agora, a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), reunidas em torno do objetivo de lutar pela concepção do cooperativismo solidário no Brasil e do desafio de representar nacionalmente cooperados de agricultura familiar e economia solidária.

Dirigentes da Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) e Concrab (Confederação das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil) definiram em conjunto o Conselho Diretor e o Estatuto da Unicopas no último dia 30/1, em reunião histórica realizada em Brasília-DF.

Por unanimidade, Luiz Ademir Possamai (Unicafes), Francisco Dal Chiavon (Concrab) e Arildo Mota Lopes (Unisol) foram eleitos, respectivamente, presidente, secretário e tesoureiro da Unicopas. “Muitas reuniões foram realizadas, principalmente nos últimos cinco anos, para o nascimento da organização”, relatou Possamai. De imediato, ela já nasce com grandes responsabilidades, em especial a tarefa de construir um novo Marco Legal do Cooperativismo, mais adequado ao processo de aprofundamento democrático em curso no país.

Para Possamai, este é um passo que traz consigo grandes expectativas, principalmente porque estamos no Ano Internacional da Agricultura Familiar. É particularmente importante, de acordo com o presidente, agregar de valor à produção da agricultura familiar e avançar para uma maior inclusão das mulheres no cooperativismo.

Prioritariamente, a Unicopas trabalhará com as pautas da Lei Geral do Cooperativismo; da Legislação Tributária; do registro das cooperativas nas juntas comerciais; e da regulamentação das cooperativas de trabalho.

 

CONSOLIDAÇÃO

A criação da Unicopas ocorreu na ocasião do I Encontro Inter-Organizacional do Cooperativismo Solidário, realizado nos dias 29 e 30/1, na sede da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), no Núcleo Bandeirante. A atividade contou com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (SGP) e Pepe Vargas (MDA), do deputado federal Assis do Couto (PT/PR) e dos representantes Ademar Bertuci (FBES), Alessandra Duras (Contag), Chico de Oliveira (BNDES), João Vintini (CONAB), Paul Singer (SENAES / MTE) e José Caetano de Andrade (FBB).

A secretária de Mulheres da Contag, Alessandra Lunas, enfatizou que a união entre as organizações do cooperativismo solidário é um instrumento relevante no processo de consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). “A Contag não só é parte nesse processo, como também elegeu como uma de suas prioridades o cooperativismo. É uma conquista a criação da Unicopas no Ano Internacional da Agricultura Familiar, Campesina e Indígena e um ano seguinte ao Ano Internacional do Cooperativismo”, destacou.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o valor real da união das organizações nacionais só será percebido, em toda a sua dimensão, no futuro. “Precisamos ainda de grandes avanços em diversos setores, sim, mas é inegável que nos últimos 12 anos levamos inclusão, políticas públicas, renda e trabalho a tantas pessoas”, assegurou Pepe. Para ele, um grande desafio deve ser enfrentado: “não podemos permitir que as pessoas que melhoram econômica e socialmente sejam só consumidoras, queremos cidadãos, participativos, críticos, e que fortaleçam nossas organizações políticas e econômicas. Agora, mais do que o governo, essa tarefa é dos movimentos sociais", defendeu.

Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, transmitiu o sentimento de gratidão do governo federal pela persistência, paciência e maturidade das organizações de compõem a Unicopas. “A iniciativa beneficiará muitas cooperativas, até as menores, por esta maturidade. É muito importante este compromisso da diretoria eleita de abrir as portas a outras organizações. Se trabalharmos de forma adequada, será uma nova fase do cooperativismo brasileiro. O governo está aqui representado por vários ministérios e órgãos, isso mostra que temos lado, que estamos dando passos importantes na construção de uma sociedade mais justa”, concluiu.

Fonte: Assessoria Unicafes, Contag e SGP