Unicopas lança Plataforma de Ações do Cooperativismo Solidário
31 de março de 2022

Trabalhar para a reconstrução do Brasil a partir de um desenvolvimento que seja mais justo, inclusivo e sustentável. É com este objetivo que a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) lançou na manhã desta quinta-feira (31 de março), a Plataforma de Ações do Cooperativismo Solidário.

 

O documento, construído coletivamente pelas principais centrais do cooperativismo e da economia solidária – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores -, todas filiadas à Unicopas, traz um plano de ação com um conjunto de propostas do cooperativismo solidário para enfrentar os grandes desafios do país e afirmar o Direito ao Desenvolvimento ao conjunto do povo brasileiro.

 

A Unicopas defende um Programa de Reconstrução Nacional que garanta o direito ao desenvolvimento, como previsto na Resolução n. 41/128 da Assembleia Geral das Nações Unidas (1986), no Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC) e nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ONU).

 

A Plataforma de Ações do Cooperativismo Solidário já foi entregue ao presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante e para a deputada federal, Gleisi Hoffmann. Além disso, dirigentes da Unicopas também dialogaram e fizeram a entrega do documento para o presidente da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Aristides Santos.

 

O documento pode ser utilizado por todas as lideranças – sejam elas, nacionais, regionais, estaduais ou locais – como subsídio para fazer incidência, principalmente, nas candidaturas para as eleições deste ano para senadores, deputados federais, governadores e Presidência da República.

 

O lançamento ocorreu durante o primeiro Encontro Nacional da Rede Unicopas, realizado de 29 a 31 de março, em Brasília (DF), como parte das atividades do projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia.

 

Juventudes e Mulheres

Reunidas em Brasília nesta semana, as juventudes e mulheres representantes das centrais filiadas à Unicopas também construíram coletivamente documentos que trazem propostas de articulação e mobilização dos grupos em toda a Rede Unicopas. O trabalho é resultado dos encontros regionais de jovens e mulheres que ocorreram em todas as regiões do Brasil.

 

A Plataforma de Ações do Cooperativismo Solidário e a Carta de Princípios e propostas das Juventudes da Unicopas estão disponíveis no site da Unicafes, na página de Publicações. Acesse.

 

Texto e fotos: Thays Puzzi/ Comunicação Unicopas

 
2022 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual