Unicafes sugere propostas para o GT de Desenvolvimento Agrário do Governo Lula
30 de novembro de 2022

Durante a semana de 21 a 25 de novembro, após orientação do presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, que integra a equipe de transição do GT do Desenvolvimento Agrário, do Governo Lula, diversas equipes de trabalho foram formadas dentro do Sistema Unicafes.

 

O objetivo foi que as mesmas realizassem, através do formato virtual, um diagnóstico do cenário atual, para elencar propostas voltadas ao Cooperativismo da Agricultura Familiar e orientar a construção coletiva de ações que tragam melhorias ao setor e que serão analisadas pelo GT.

 

Levando em consideração que além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), existe a possibilidade da criação de um novo Ministério que venha substituir o antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os grupos trabalharam com temas agrários e agrícolas.

 

Dentre o que foi debatido, Ziger informa que o balanço da atividade foi positivo. Alguns dos resultados possíveis são melhorias em instituições como o Incra, Conab e Anater; reformulação de programas como o Pronaf, seguro rural, Proagro, subvenção de seguros, além de outros de crédito rural, fomento e financiamento.

 

Também se deu ênfase para a temática da extensão rural, assistência técnica, pesquisa e modernização no campo; uma Agencia Nacional de Assistência Técnica mais democrática; acesso a mercados; ampliação de mercados institucionais e uma melhor dinâmica de produção e distribuição de alimentos.

 

Ainda discutiu-se o cenário ambiental; pagamentos de serviços ambientais; regeneração de áreas degradadas; demarcação de terras, regulação fundiária; bem como sobre articulação de uma Secretaria Especial do Cooperativismo na estrutura governamental.

 

Na sequência, as propostas serão analisadas pelo GT do Desenvolvimento Agrário, com o intuito que sejam implementadas pelo próximo governo.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual