Unicafes Santa Catarina fomenta o cooperativismo em Assembleia Geral Ordinária
01 de julho de 2021

A União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) Santa Catarina realizou, no fim de junho, Assembleia Geral Ordinária (AGO) digital, que contou com prestação de contas, eleição da nova diretoria (2021-2024) e apresentação das ações para o próximo período. Atualmente, a Instituição representa 66 cooperativas que integram os segmentos de crédito, comercialização, assistência técnica, produção, serviços, habitação e trabalho.

Integrantes da diretoria da Unicafes Nacional, foram reeleitos para continuar à frente da Unicafes Santa Catarina, Genes da Fonseca Rosa como presidente e Sandra Nespolo Bergamin como tesoureira. O foco do trabalho será continuar fomentando os projetos da agricultura familiar, em especial de formação, comercialização, inclusão, entre outros aspectos que impulsionam o cooperativismo.

Participaram da AGO diversas entidades estaduais e nacionais do segmento, mais de 40 diretores das cooperativas filiadas à Unicafes Santa Catarina; o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger; Jandir Selzler, da Federação que representa todos os trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado de Santa Catarina (Fetraf/SC); Miguel Steffens, diretor da Cresol Central SC/RS; José Silva, da Cresol Central Sicoper; além do deputado federal, Pedro Uczai.

Rosa destacou que a assembleia é a instância máxima de discussão do cooperativismo, momento em que os representantes das cooperativas somam-se a todo o grupo para o debate e aprofundamento da agricultura familiar. “Agradecemos a todos que participam deste ato tão significativo para a Unicafes Santa Catarina, de democracia e de reforçar a necessidade da união e da coletividade”, ressaltou.

Ziger apontou a importância da constante valorização das lideranças que participam da construção das cooperativas, e também, em especial, neste momento, pensar em estratégias de sustentabilidade para o pós-pandemia. “É essencial a convergência dos mais diversos movimentos e, a assembleia propõe esta reflexão, de investir mais nosso tempo no trabalho nas cooperativas, para estarmos preparados pelo que vem pela frente”, salientou.

Texto: Daiane Benso – Ascom Unicafes Nacional
Foto: Unicafes Santa Catarina/Divulgação