Unicafes Santa Catarina, Cresol Central Brasil e parceiros realizam o III Seminário Sul Brasileiro de Sistemas Agroflorestais
10 de julho de 2022

A Cresol Central Brasil, a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Santa Catarina (Unicafes) e as demais entidades que compõe o Fórum da Agricultura Familiar Catarinense realizaram o III Seminário Sul Brasileiro de Sistemas Agroflorestais de 05 a 07 de julho, em Chapecó.

 

A secretária de Mulheres da Unicafes Nacional e tesoureira da Unicafes Santa Catarina, além do presidente da Unicafes Santa Catarina e conselheiro da Unicafes Nacional, Genes Fonseca, participaram do encontro, bem como estudantes, agricultores familiares, lideranças e professores de várias regiões do Estado catarinense.

 

O objetivo foi criar espaços de discussão e oficina de aprendizado que possibilitem pensar formas de produção sem o uso de agrotóxico, baseados na agricultura sintrópica e nos Sistemas Agroflorestais biodiversos e sucessionais.

 

O primeiro dia do evento foi realizado no Centro de Eventos Tabajara e contou com o painel “Dinâmica de Sistemas Agroflorestais – Agricultura Sintrópica da implantação ao manejo”. A assessoria foi de Juã Pereira do Sítio Semente do Distrito Federal. O Sítio Semente é uma das maiores referências em Sistemas Agroflorestais Sintrópicos do mundo. De base familiar, desde 2005 produz em áreas originalmente degradadas. Atualmente são mais de nove hectares de produção extremamente biodiversa que vai da horta a floresta com foco em plantas medicinais, aromáticas e café.

 

Ainda no primeiro dia, foi realizada a mesa-redonda que tratou sobre Sistemas Agroflorestais: oportunidades de diversificação da propriedade, agro industrialização, turismo, geração de renda e as políticas públicas. Já no segundo e terceiro dia aconteceram oficinas temáticas no campo.

 

 

Agroflorestas
Sistemas Agroflorestais são sistemas sustentáveis de produção que consorciam espécies frutíferas, frutas tradicionais da região, cultivos anuais e espécies florestais em uma mesma área de cultivo, diversificando a produção de alimento e favorecendo a biodiversidade de plantas, proporcionando a integração do homem com o ecossistema.

Os Sistemas de produção agroflorestais são alternativas economicamente viáveis que possibilitam maior aproveitamento da área cultivada, gerando renda para o produtor, além de recuperar áreas degradadas, fontes de água e assegurar qualidade socioambiental.

 

Fórum
Fazem parte do Fórum das Entidades da Agricultura Familiar Catarinense: Cresol, Unicafes, Apaco, Fetraf-SC, Sabor Colonial, Cooperhaf, Ucaf, UFFS e Icaf.

 

Texto e fotos: Cresol Central Brasil/Divulgação 

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual