Unicafes Rondônia participa de reunião com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
12 de março de 2021

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes) Rondônia realizou, no fim de fevereiro, reunião virtual com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Entre os temas abordados, a socialização de estratégias desenvolvidas para fortalecer o cooperativismo solidário no Estado; prospecção de parceria para ampliar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); proposta de programa piloto para fortalecer acesso ao mercado privado e programas de capacitação e educação cooperativista.

 

Para estimular a prática da agricultura familiar em Rondônia, acordou-se montar um Grupo de Trabalho com a participação da Superintendência do Mapa Estadual, de membros do Departamento de Comunicação (Decom) e de outros parceiros na elaboração de agenda de revisão do formato dos editais de compras institucionais do Estado e construção de proposta para rodada de negócios entre as Cooperativas da Agricultura Familiar e as redes atacadistas do Estado. Além disso, discutiu-se o fomento de acesso aos mercados convencionais e apoio para participação da agricultura familiar nos espaços da Feira Estadual Rondônia Rural Show.

 

O presidente da Unicafes Rondônia, Sandro Souza da Silva, enfatiza que o cooperativismo solidário da agricultura familiar vive um momento de revitalização e as parcerias com os diversos setores do poder público são uma grande oportunidade para garantir o crescimento, expansão e consolidação. “Estamos vivendo momentos de crise na saúde e na economia. Historicamente, o cooperativismo é e sempre será uma sólida estratégia de desenvolvimento para o processo de valorização das pessoas e de geração de oportunidades em seu local de atuação”, ressalta.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional - Com informações de Leuziene Lopes/Ascom Rondônia
Foto: Ascom Rondônia/Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual