Unicafes Rio Grande do Sul apresenta Plano de Desenvolvimento Institucional durante assembleia virtual
11 de março de 2021

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) Rio Grande do Sul, realizou nesta quinta-feira (11), virtualmente, Assembleia Geral Ordinária (AGO) com representantes das mais de 40 cooperativas filiadas. O encontro seguiu o “Manual de Orientações para auxiliar cooperativas em assembleias e reuniões”, elaborado coletivamente pelas quatro centrais que compõem a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas): Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores.

 

Além da eleição que definiu a diretoria-executiva, conselho administrativo e fiscal para o período de 2021-2024, a assembleia contou com prestação de contas e apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional. Entre os destaques, ações com o governo, cooperativas e sociedade em geral.

 

Reeleito para presidir a Unicafes RS, Gervásio Plucinski, da Cooperativa Central Agrofamiliar (Agricoop), afirma que a entidade busca fortalecer a visão de que a agricultura familiar é a principal produtora de alimentos, reivindicar por políticas públicas e de crédito diferenciados e participar das atividades do cooperativismo no Congresso Nacional. Conforme ele, serão intensificadas as relações com movimentais sindicais e organizações diversas e feitas negociações com o governo e entre as cooperativas para melhorar a sinergia e a cooperação, bem como, serão promovidos estudos sobre cadeias produtivas de interesse regional e fortalecimento de fóruns específicos dos segmentos de grãos, leite, mercados institucionais e convencionais, habitação, eletrificação e crédito.

 

“Foi um encontro muito bom, com massiva participação das cooperativas e um debate aprofundado sobre os diversos temas da agricultura familiar. A análise é de que conseguimos avançar, principalmente na expansão do crédito, mesmo neste cenário de pandemia. Saímos motivados a construir um futuro cada vez melhor e a continuar fomentando nossas parcerias com os movimentos sindicais e governamentais”, ressalta Plucinski.

 

Saiba mais

O Manual de Orientações para auxiliar cooperativas em assembleias e reuniões conta com apoio financeiro da União Europeia, e tem o objetivo de orientar, formar e capacitar a equipe técnica e os dirigentes, para que promovam as assembleias virtuais com mais segurança e transparência.

 

Para conferir o Manual de Orientações, na íntegra, acesse o link abaixo:

Manual de Orientações para Assembleias das Cooperativas e Associações

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Unicafes RS/Divulgação

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual