Maíra Lima Figueira

O 10º Encontro Nacional do Cooperativismo, ocorrido nos dias 08 e 09 de dezembro Brasília reuniu delegados e delegadas de 60 cooperativas de Agricultura Familiar e de Economia Solidária de 20 estados do Brasil para debater o cenário político do país e apontar caminhos para o desenvolvimento das cooperativas da agricultura familiar e economia solidária fundados nas diversas regiões do país para o próximo ciclo de 10 anos.

A decima edição do Encontro Nacional do Cooperativismo é uma das mais importantes para o Cooperativismo Solidário e foi realizada com espirito festivo pelas muitas conquistas do seguimento nestes 10 anos de construção, mas também muito reflexivo considerando toda a pauta ainda aberta sobre a Lei Geral do Cooperativismo e as construções políticas no país em 2016.

Histórico

A Unicafes nasceu em Luziânia no I Congresso Nacional do Cooperativismo Solidário, realizado no ano 2005 durante os dias 20 a 22 de julho com a presença de 800 cooperativas dos ramos de crédito, produção, comercialização, trabalho/serviços e infraestrutura das cinco regiões do país. Na ocasião, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestigiou a iniciativa das cooperativas e ressaltou: "mais do que uma nova entidade, a Unicafes significa a grande e forte voz dos agricultores familiares, que ecoa em um momento histórico do País". Desde então a Unicafes vem acumulando conquistas para o fortalecimento da Agricultura Familiar e Cooperativada.

Hoje a Unicafes está presente em todos os estados da federação e representa mais de 1.000 cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

A Unicafes representa um esforço político das organizações econômicas dos trabalhadores buscando avançar para um novo marco legal para o cooperativismo no Brasil e na formulação e qualificação políticas públicas que promovam o desenvolvimento rural sustentável e a melhoria de vida do campo e da cidade.

Parcerias

A Fundação Banco do Brasil foi a patrocinadora da realização do 10º Encontro Nacional do Cooperativismo, que conta ainda com o apoio da Confesol, Contag, Trias e com a parceria da Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES.

A Unicafes e seus parceiros somam forças no trabalho de promover a inclusão social e econômica de milhares de pessoas. O trabalho conjunto fortalece a luta pelo modelo de desenvolvimento econômico sustentável do Cooperativismo Solidário.