Tudo pronto para o início do VIII Encontro Nacional do Cooperativismo Solidário e do IV Congresso Unicafes, que começam nesta quarta-feira (dia 21/5) - na sede da Contag, no Núcleo Bandeirantes/DF - e segue até a próxima sexta (dia 23).

Delegados e delegadas de 280 cooperativas de agricultura familiar e de economia solidária, representando 20 estados da federação, estarão reunidos para debater o cenário político e as ações estratégicas para o próximo triênio.

A quarta edição do Congresso é uma das mais importantes para o Cooperativismo Solidário, considerando toda a pauta ainda aberta sobre a Lei Geral do Cooperativismo, a criação da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) e as construções políticas no país em 2014.

Ministros, secretários, senadores, deputados e outras autoridades estão convidadas para participar da solenidade de abertura, que acontece nesta quarta (21), às 11 horas.

"A quarta edição é uma atividade voltada, neste momento, para as lideranças do movimento", explica Silvio Monteiro, diretor financeiro da Unicafes. "Por conta disso, abrimos mão de um número maior de cooperados e cooperadas, em função da qualificação do debate", completa.

 

HISTÓRICO

A Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária) nasceu em 2004 do primeiro Encontro do Cooperativismo Solidário, realizado em Brasília-DF. No ano seguinte, novamente as cooperativas se reuniram em Luziânia/GO e fundaram oficialmente a Unicafes.

Na ocasião, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestigiou a iniciativa das cooperativas e ressaltou: "mais do que uma nova entidade, a Unicafes significa a grande e forte voz dos agricultores familiares, que ecoa em um momento histórico do País".

 

OFICINAS E MOSTRA

Mostra de Produtos do III Congresso UnicafesEm paralelo às atividades do Congresso, ocorrerá uma Mostra de Produtos da Agricultura Familiar provenientes do cooperativismo solidário. Artesanato, comidas, sementes e bebidas são alguns dos setores que a Mostra vai prestigiar.

No segundo dia, delegados e delegadas participam de seis (6) oficinas temáticas que irão aprofundar alguns dos principais campos do Cooperativismo e da Agricultura Familiar. De maneira transversal, as oficinas ainda abordarão temas como gênero, juventude, educação, políticas públicas e agricultura sustentável.

 

PARCERIAS

O BNDES, o Sebrae e a Fundação Banco do Brasil são os patrocinadores da realização do VIII Encontro e do IV Congresso, que conta ainda com o apoio da Oxfam, da Contag e com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A Unicafes e seus parceiros somam forças no trabalho de promover a inclusão social e econômica de milhares de pessoas. O trabalho conjunto fortalece a luta pelo modelo de desenvolvimento econômico sustentável do Cooperativismo Solidário.

 

[+] SERVIÇO:

VIII Encontro Nacional do Cooperativismo Solidário e IV Congresso Unicafes
De 21 a 23 de maio de 2014
Na Sede da CONTAG (SMPW - Quadra 01 - Conjunto 02 - Lote 02, no Núcleo Bandeirante/DF)
Mesa de Abertura - com presença de autoridades - no dia 21/5, às 11 horas.