Neste ano, a Unicafes Nacional (União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) realizará uma ação na área de formação em convênio com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). O Programa Nacional de Formação (PECSOL) visa levar a formação para os dirigentes das Cooperativas Solidárias na área de gestão e governança. A iniciativa irá abranger os 20 estados do Brasil envolvendo cerca de 600 pessoas.

Para o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, o objetivo principal da parceria é beneficiar as cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária “As principais ações a serem financiadas pelo convênio estão vinculadas a boa gestão e a estruturação do sistema de governança. São recursos que vão qualificar ainda mais a ação das nossas redes.”

De acordo com a coordenação da Unicafes, inicialmente haverá turmas pilotos em cinco estados, as quais servirão como modelo para qualificar os materiais e o formato do curso. Todo conteúdo de formação será desenvolvido pela Unicafes em parceria com os Institutos de Formação: Infocos e Ascoob. Na região Sul, a turma piloto será realizada no Paraná; no Sudeste será Minas Gerais, no Centro-Oeste acontecerá em Goiás, no norte será em Rondônia, e no Nordeste na Bahia.

O Programa Nacional de formação (PECSOL) terá como meta o fortalecimento da gestão e governança das pessoas e das cooperativas participantes com foco no empoderamento das pessoas e na maior viabilidade social e econômica das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A previsão é que esta ação inicie ainda neste ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Unicafes Nacional