Unicafes realiza assembleia virtual e define prioridades para o próximo período
25 de maio de 2020

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (25), a Assembleia Geral da Unicafes Nacional. Plano de atividades para o próximo período, eleição dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e prestação de contas foram apresentados e debatidos, pela primeira vez, totalmente em ambiente virtual, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Na assembleia, estavam representadas as 20 Unicafes Estaduais, além de cooperativas afiliadas e parceiros. No total, cerca de 90 pessoas acompanharam as discussões.

Vanderley Ziger, atual presidente da Unicafes Nacional, foi reconduzido ao cargo por mais um ano. Devido a pandemia, a organização aprovou a prorrogação desta gestão, cujo mandato venceria no dia 3 de junho. Contudo, no próximo ano, 2021, haverá nova eleição da diretoria-executiva, bem como de conselheiros e conselheiras. 

Veja quem está na direção e conselhos da Unicafes Nacional no próximo ano:

DIREÇÃO-EXECUTIVA 

Vanderley Ziger, presidente – Unicafes Paraná

Aparecido Alves de Souza, secretário – Unicafes Minas Gerais

Antonino Cardozo de Carvalho, tesoureiro – Unicafes Alagoas

Jairo Arruda de Souza, diretor de Comercialização – Unicafes Mato Grosso do Sul

Antônio Moreira de Sousa Filho, secretário de Formação – Unicafes Tocantins

Fátima de Lima Torres, secretária de Mulheres – Unicafes Rio Grande do Norte

Rômulo Renan Silva Dantas, secretário de Juventude – Unicafes Alagoas

CONSELHO ADMINISTRATIVO

Gervásio Plucinski - Unicafes Rio Grande do Sul

Gildene Soares Carvalho – Unicafes Tocantis

José Izidoro Rodrigues – Unicafes Espírito Santo

Ivori Aldomar Weide Fernandes – Unicafes Paraná

Ranielle Badiani Bianchi Groner – Unicafes Espírito Santo

Nilfo Wandscheer – Unicafes Mato Grosso

Regina Dantas de Carvalho – Unicafes Bahia

Sandra Nespolo Bergamin – Unicafes Santa Catarina

Sandro Souza da Silva – Unicafes Rondônia

CONSELHO FISCAL

Efetivos

Alzemira de Lima Marins – Unicafes Rio de Janeiro

Genes da Fonseca Rosa – Unicafes Santa Catarina

José de Oliveira Mesquita – Unicafes Ceará

Suplentes

Marly Eleutério de Sousa – Unicafes Amazonas

Ruiter Pinto de Araújo – Unicafes Mato Grosso

No plano de atividades previsto para a organização, a retomada de ações conjuntas entre as redes em que a Unicafes faz parte, como é o caso da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidária), está entre as prioridades estabelecidas. Além disso, a construção de uma agenda para o enfrentamento da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus também está entre as ações previstas. “Vamos trazer o cooperativismo e nossas cooperativas como alternativa concreta de superação dessa crise, como porta de entrada para a geração de trabalho, renda e retomada do crescimento por meio da produção sustentável e do desenvolvimento local”, explicou Vanderley Ziger.   

Outro eixo destacado, segundo ele, está na prestação de serviços. “Para isso, é preciso fortalecer cada vez mais a agenda de formação, tanto técnica quanto diretiva, ao mesmo tempo em que se qualifica as assessorias e o uso de novas tecnologias”, observou.

Temas como o Programa de Educação do Cooperativismo (PECSOL), desenvolvido em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e o Fundo Emergencial em resposta à pandemia do novo coronavírus, desenvolvido em parceria com a Conexsus e o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), também foram assuntos abordados durante a assembleia.

Dentre os principais desafios, a execução do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), mesmo com avanços em algumas regiões, foi destacado pelas Unicafes nos estados. “Além disso, nacionalmente, também temos o desafio de expandir o Sistema Unicafes para outros setores e categorias, como é o caso do projeto Roda Bem Caminhoneiro, em que a Unicafes irá auxiliar a construção de uma rede de cooperativas para caminhoneiros autônomos”, destacou Ziger.

Fonte: AsCom Unicafes Nacional
 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual