A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) realiza nos próximos dias 16 e 17 de março o Encontro das Cooperativas Solidárias do Estado de Alagoas.

A atividade acontece na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Alagoas (Fetag/AL), no bairro Jaraguá, em Maceió-AL. A proposta que motiva o evento é a construção de estratégias para fomento e fortalecimento do cooperativismo solidário como mecanismo de fortalecimento da Agricultura Familiar e das iniciativas de Economia Solidária no Estado.

Mas, para tanto, a presença de um grande número de lideranças cooperativas é muito importante. Também estão convidados a participar os parceiros e as organizações que têm ajudado a construir e fortalecer este modelo organizacional. Os interessados em participar do Encontro podem obter informações pelo telefone (82) 3336.9300.

O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, vê com otimismo a realização do Encontro em Alagoas. "A Unicafes está muito interessada em colaborar com as cooperativas alagoanas e nós, por outro lado, temos também muito interesse na vinda da Unicafes, para que a gente consiga acessar alguns mecanismos disponíveis nas políticas públicas, e assim a agricultura familiar torne-se uma realidade em Alagoas", comentou.

Hoje a Unicafes está presente em 20 estados e Alagoas será o próximo a fortalecer o Cooperativismo Solidário, a Agricultura Familiar e a Economia Solidária no país.

PROGRAMAÇÃO

Com abertura prevista para 9 horas, o primeiro dia do Encontro abordará a memória organizacional, com socialização dos processos com as cooperativas de Alagoas. Será aberta uma exposição que destaca a importância do cooperativismo solidário no desenvolvimento, e uma plenária sobre o aprofundamento dos desafios organizacionais.

No período da tarde do dia 16, está prevista a Assembleia de Constituição da Unicafes Alagoas. Na ocasião, devem acontecer também as eleições do Conselho Fiscal e Administrativo, bem como um debate sobre modelo de governança e estratégias.

No segundo e último dia de evento, será realizado um painel sobre a definição de diretrizes nas temáticas: Aprofundamento e aprovação do planejamento institucional; Aprovação de plano de ação de curto prazo; Planejamento do programa estadual de formação; e Planejamento do programa estadual de redes.

[+] OUTRAS INFORMAÇÕES
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió-AL
Telefone: (82) 3336.9300