Unicafes promove debate sobre o Cooperativismo Solidário e Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis
08 de abril de 2021

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) realizou na tarde desta quinta-feira (08), o Webinar Cooperativismo Solidário e o Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis, com a participação dos engenheiros agrônomos Ari de David e Olivo Dambros.

O objetivo do encontro virtual, presidido pelo assessor institucional da Unicafes, Alcidir Mazutti Zanco, foi de promover capacitação e reflexão sobre o cenário atual das cooperativas, visando a busca por estratégias de fortalecimento do cooperativismo solidário. Além disso, também abriu-se um ciclo de debates sobre a temática, que terá continuidade no decorrer do ano.

Os palestrantes apresentaram dados contemporâneos, indicadores de sucesso e fragilidades nesses espaços, e abordaram, principalmente, os desafios do cooperativismo solidário na construção do desenvolvimento local e sustentável.

O presidente da Unicafes, Vanderley Ziger, ressaltou que debates como esse fortalecem o cooperativismo. “Ari e Olivo são líderes neste setor e suas experiências contribuíram muito para que sejam repensados o sistema produtivo na agricultura familiar. O cooperativismo precisa se desenvolver com equilíbrio econômico, respeito e zelo às questões ambientais, bem como, a participação das mulheres e dos jovens”, enfatiza.

Ampliação e fortalecimento de estratégias

A Unicafes, desde a sua fundação, defende a construção de negócios sustentáveis, vinculados às estratégias de organização, produção, desenvolvimento social e econômico, fortalecendo diferenciais de uma agricultura familiar com capacidade de produção alternativa, produtiva, viável, que promova segurança alimentar e desenvolvimento inclusivo.

Nesta ótica, durante o ano de 2021, a Unicafes busca parcerias com organizações de setores nacionais e internacionais para fomentar processos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), formação e investimento de negócios sustentáveis junto à base social.

Nos próximos dias, a Unicafes lançará um mapeamento nacional para sistematizar dados de cooperativas que já promovem ou desenvolvem modelos alternativos de produção, procurando ampliar a divulgação de práticas de sucesso e fomentar novas matrizes que ampliem a capacidade de desenvolvimento sustentável.

Os palestrantes

Ari de David: Engenheiro Agrônomo, pós-graduado em Cooperativismo e Desenvolvimento Rural pela Unioeste (Cascavel/PR) e MBA em Gestão do Agronegócio pela Imed (Passo Fundo/RS).

Olivo Dambros: Engenheiro Agrônomo, mestre em Agroecologia, doutor em Recursos Naturais e Sustentabilidade pela Universidade de Córdoba (UCO/Espanha), ambientalista e militante dos movimentos sociais ligados à Agricultura Familiar.

Para conferir na íntegra o webinar, acesse o vídeo abaixo:

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Unicafes Nacional

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual