Unicafes PR promove Seminário com presença de candidatos ao governo
30 de agosto de 2018

A Unicafes (Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) Paraná promove nesta sexta-feira, 31, a partir das 9 horas, no auditório da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) um Seminário Representativo com os candidatos ao governo do Paraná. A proposta do evento é levar neste espaço democrático as pautas do Cooperativismo Solidário destacando as principais demandas da Agricultura Familiar, isto porque o setor é decisivo no desenvolvimento econômico e social do estado.


São esperados os candidatos Florisvaldo Fier - Dr. Rosinha (PT), Maria Aparecida Borghetti - Cida (PP), Carlos Roberto Massa Júnior - Ratinho (PSD), e João Arruda (MDB) para apresentarem suas ideias e propostas de governo. Cada candidato terá espaço de uma hora para fazer suas exposições. Ao final de cada apresentação, a Unicafes fará a entrega formal de uma carta com as pautas do Cooperativismo. Atualmente, a Unicafes representa 185 cooperativas no Estado divididas na área de crédito, ater, agropecuário (leite, grãos, hortifrúti).


Para o presidente da Unicafes, Ivori Fernandes, o evento representa um ato de unidade entre as organizações do terceiro setor para apresentação de defesa de propostas unificadas de desenvolvimento, construídas de forma participativa e descentralizada, fortalecendo assim a participação democrática na construção da agenda política paranaense. 


“Promover um espaço de discussão e construção é um dos compromissos da Unicafes junto as cooperativas. É interesse de todos nós conhecer as estratégias que os candidatos possuem para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado”, comentou o presidente. São esperadas dirigentes de cooperativas de todo o Paraná.

Sobre a pauta
A pauta do Cooperativismo Solidário apresenta o Paraná pelo olhar das cooperativas, um estado soberano e sustentável, destacando a necessidade de eleger Agricultura Familiar, o Cooperativismo Solidário e as políticas sociais como indutores centrais do desenvolvimento rural sustentável, objetivando o fortalecimento e consolidação do rural com pessoas.


De acordo com o presidente da Unicafes, o Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária tem promovido o desenvolvimento social e econômico em várias regiões do Estado, com empoderamento das pessoas para maior inclusão produtiva, social e construção de instrumentos para geração de renda e autonomia deste segmento. As ações realizadas demonstram que o fortalecimento do setor é crucial para a inclusão social e também para a promoção do desenvolvimento local e regional. 


A pauta é dividida em dois blocos compostos por medidas urgentes e estruturantes.  Nas medidas urgentes apresentam-se: Programa de Cooperativismo; Programa de Ater; Programa de Agroindustrialização; Programa de Comercialização. Neste quatros prontos há ações vinculadas a promoção do desenvolvimento econômico, geração de renda e dinamização econômica do Estado do Paraná.


Já nas medidas estruturantes apresentam-se: políticas de produção de alimentos e geração de renda; terra e sucessão familiar; educação do campo; tecnologia produtiva; acesso a crédito através de fundo de aval solidário; comercialização; compras institucionais e políticas de compensação ambiental. 


A pauta também destaca a ainda a necessidade de criação de uma secretária da agroindústria familiar e cooperativismo, estabelecendo uma política de desenvolvimento do associativismo, com apoio a estruturação de centros regionais comercialização, com apoio a articulação das cadeias produtivas, processos de regulamentação sanitária das agroindústrias, desenvolvimento de marcas da Agricultura Familiar, fortalecendo a promoção do desenvolvimento de forma sustentável nas diversas regiões do Estado do Paraná. 


A UNICAFES destaca que ter essas pautas no projeto político de desenvolvimento é fundamental para superar a pobreza e eliminar a exclusão social, gerando ocupações produtivas, distribuindo renda e promoção da soberania e segurança alimentar. 

Programação

09h - Abertura e exposição das Pautas do Cooperativismo Solidário
10h00 - Florisvaldo Fier - Dr. Rosinha - PT 
11h00 - Maria Aparecida Borghetti - Cida - PP 
13h30 - João Arruda - MDB
14h30 - Carlos Roberto Massa Júnior - Ratinho - PSD
 

Fonte: Unicafes Paraná
 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual