A Unicafes participou do Seminário de Cooperativismo Solidário da Agricultura Familiar – Região Centro-oeste, que aconteceu no Instituto São Boaventura, em Brasília\DF. Com o objetivo de discutir o cooperativismo solidário da agricultura familiar, o Seminário reuniu, entre os dias 15 e 17 de outubro, diversas organizações e personalidades ligadas à pauta, entre eles, Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, a coordenadora do Denacoop/MAPA, Vera Lucia Daller e Andrea Lorena Butto Zarzar – Secretária de Desenvolvimento Territorial/MDA.

Luis Possamai, presidente da Unicafes, participou da mesa de abertura com o tema: O Cooperativismo Solidário da Agricultura Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Rural Sustentável. Possamai afirmou que “A construção de um novo Brasil pautado na justiça, equidade e inclusão social, necessita considerar o Cooperativismo Solidário como estratégia e instrumento fundamental, que possibilita a inclusão socioeconômica e o desenvolvimento sustentável nos municípios”.

Para a Unicafes é necessária uma renovação das lutas pelo desenvolvimento com inclusão, a partir da autogestão, por um Marco legal apropriado, políticas públicas e programas, além de mais espaço nos Ministérios. O evento foi uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário- SDT/MDA.