Seminário internacional


“O cooperativismo solidário transformando a humanidade” é tema do Seminário Internacional do Cooperativismo de Crédito Solidário realizado em Santa Catarina. 

 

Recentemente a Unicafes Nacional marcou presença em iniciativas que celebraram o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no último dia 1º de julho. Ambos os eventos aconteceram na região Sul. O primeiro foi em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, e foi organizado pela Unicafes Estadual em parceria com a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Cerca de 450 pessoas, entre dirigentes de cooperativas, autoridades e lideranças regionais, agricultores, professores e estudantes participaram do 1º Seminário do Dia Internacional do Cooperativismo que teve como tema “Cooperativismo Solidário: As pessoas no centro do Desenvolvimento”. O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger esteve entre os painelistas convidados para tratar sobre o tema. A programação também contou com lançamento de livros, exposição de produtos da Agricultura Familiar. 

 

Img 1608

Seminário do Dia Internacional do Cooperativismo reuniu mais de 450 pessoas em Francisco Beltrão no Paraná.

 

O segundo evento aconteceu nos dias 04 e 05 de julho, a direção da Unicafes Nacional participou do 1º Seminário Internacional do Cooperativismo de Crédito Solidário, no município de Chapecó em Santa Catarina. O evento organizado pela Cresol Base Oeste e Cresol Central SC/RS contou com representantes da Argentina, México, Alemanha e Espanha. Além de momentos de reflexão e debate, o seminário foi uma oportunidade para realização de troca de experiências de firmamento de atos de cooperação.

De acordo com o presidente da Unicafes, Vanderley Ziger este é momento é propicio para as Cooperativas Solidárias refletirem estrategicamente sobre o futuro.

“O cooperativismo vem construindo dinâmicas de sobreviver em meio à crise e crescer. Porque ao mesmo tempo em que existe a crise econômica as cooperativas se tornam cada vez mais uma estrutura de confiança a nível local, porque elas geram a condição nas pessoas de estabelecer não só uma relação de comercialização ou crédito, mas acima de tudo uma relação credibilidade e confiança, de acreditar que faz parte do dia a dia da comunidade. Por isso essa celebração do Dia Internacional do Cooperativismo remete a todos dois pontos importantes, a discussão estratégica e a oportunidade de pensar no futuro”, analisa Ziger.

 

Img 1725

Painelistas do 1º Seminário do Dia Internacional do Cooperativismo: Vanderley Ziger, presidente da Unicafes Nacional e Infocos; professor Sérgio Schneider do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS; Adilson Alves e Wilson Zonin professores da Unioeste.