Ideli Salvatti, Ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, recebeu a diretoria da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) na Casa Civil, na manhã do dia 30 de agosto, em Brasília.

             Com o intuito de contribuir com propostas, para as estratégias do Governo na continuidade do processo de fortalecimento da agricultura familiar e economia solidária no Brasil, a Unicafes solicitou a audiência para expor a necessidade de maior apoio ao setor. Entre as propostas apresentadas, estavam o apoio na revisão e aprovação do marco legal do cooperativismo, a construção de um espaço formal de referência (Secretaria/ Departamento do Cooperativismo Solidário), com foco no desenvolvimento de políticas para o fortalecimento deste modelo de organização. Também foi solicitada a articulação no desenvolvimento de políticas estratégicas para o fortalecimento das cooperativas de crédito, ater e produção.

             Salvatti declarou que a Casa Civil apoia o desenvolvimento do cooperativismo solidário, e reconhece o potencial social de criar oportunidades para a inclusão socioeconômica da população de baixa renda do país. A Ministra afirmou que o Governo vai analisar a legislação para propor uma medida provisória em prol do setor.

            O cooperativismo solidário é um instrumento fundamental para enfrentar os históricos problemas da pobreza e das desigualdades sociais no Brasil. A Unicafes entende que as cooperativas solidárias se configuram como um instrumento importante para se alterar o ambiente social e econômico de muitas regiões do Brasil.