Unicafes participa de atividade da retomada do Conselho Nacional de Economia Solidária
18 de outubro de 2023

Representantes da Unicafes e Unicopas participam nesta quarta-feira (18), em Brasília (DF), de reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES), que retomou suas atividades após cinco anos.

 

O CNES busca fortalecer e valorizar o trabalho coletivo, produtos, produtores de empreendimentos, cooperativas e redes solidárias e coletivas, além de trabalhar em um marco regulatório com ações de fortalecimento da economia solidária.

 

Para o presidente da Unicafes, Aparecido Alves de Souza, o Cido, é importante destacar este segmento, que com o novo governo retoma o debate da participação dos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária para fortalecer e construir políticas públicas no meio rural e urbano.  “É um espaço participativo da sociedade civil, em que podemos expor nossos anseios e desejos para que tenhamos um programa forte de economia solidária para o nosso país”, disse.

 

A programação do CNES segue até amanhã, quinta-feira (19), no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

 

Saiba mais
A Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi criada em 2003, no primeiro mandato do presidente Lula, a partir da atuação do economista e professor Paul Singer, falecido em 2018, que inseriu a pauta da economia solidária no contexto governamental.

 

O Conselho Nacional de Economia Solidária, que não se reúne desde 2018, é composto por representantes do governo, das iniciativas econômicos solidários, das organizações da sociedade civil e dos serviços sociais, totalizando 56 membros. O atual secretário da Senaes e presidente do conselho é Gilberto Carvalho, ex-ministro do governo de Dilma Rousseff.

 

Ele está à frente da apresentação do balanço da Senaes e planejamento para os próximos anos, discussão dos preparativos para a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária, calendário dos próximos encontros e encaminhamentos. A conferência deve ocorrer até junho de 2024.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes/Com informações da Agência Brasil
Foto: Divulgação

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual