Seguindo o ciclo de seminários preparatórios para 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (1ª CNATER) a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidaria (Unicafes) participou da Conferência Nacional Temática para Reforma Agrária e Agroecologia, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de março de 2012, em Brasília.

   O objetivo do evento foi debater o desenvolvimento regional sustentável, a assistência técnica para a diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades, a gestão e o financiamento dos serviços de Ater, a metodologia e as abordagens de extensão rural, assim como formular propostas de Ater para reforma agrária.

   Entre nossos representantes estavam Generosa de Oliveira, presidente da Cenater e membro do Conselho Administrativo da Unicafes, e outros oito representantes de cooperativas de ATER filadas à Unicafes.

   De acordo com Breno Santos, representante da Coomap (Cooperativa Multidisciplinar de Assistência Técnica e Prestação Serviços), “ a Conferencia deu a oportunidade das organizações realizarem contribuições significativas para o documento Base. E sinaliza mudanças importantes para uma nova política de Ater para o país, que saia do foco produtivo e amplie para novas temáticas, como gênero, geração, populações tradicionais e principalmente agroecologia. No ponto de vista da gestão, o documento aponta para a atenção aos empreendimentos da agricultura familiar e reforma agrária no que tange à gestão comercialização e cooperativismo”, afirma.

   A Unicafes convoca todas as executivas a participarem das Conferências Estaduais, para contribuir na elaboração do documento base que será consolidado na I Cnater.  Vamos lutar pela promoção do desenvolvimento rural sustentável no Brasil, pautado pela agricultura familiar, a agroecologia e economia solidária!