Foto: Maíra Figueira

Até o proximo domingo (dia 8), acontece o VIII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, em Brasília-DF, no Complexo Cultural Funarte. O evento é uma realização da Rede Cerrado e irá discutir ações voltadas para a conservação e o uso sustentável do cerrado por meio da mobilização dos povos da região e da sociedade em geral.

A abertura oficial da atividade foi feita na noite de ontem (5), anfiteatro da Funarte (foto). Silvio Monteiro, diretor financeiro da Unicafes Nacional, participou da mesa de abertura. O evento vai reunir cerca de 700 representantes de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e agricultores familiares, e ainda, 200 representantes do governo, redes de organizações, movimentos sociais, cooperação internacional, entre outros.

O VIII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado é realizado na semana em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e deve chamar a atenção das autoridades para os problemas relativos ao direito a terra, áreas protegidas e produção agroextrativista. Na programação estão previstos debates, mesas redondas, seminários, atrações culturais, feira dos produtos da sociobiodiversidade e uma praça gastronômica para os visitantes.

CHÁ COM PROSA SOBRE AIAF2014

Amanhã (7), de 9 às 12 horas, a Unicafes participa também do projeto "Chá com Prosa", que tem como tema o "Ano Internacional da Agricultura Familiar - AIAF2014". O evento é uma iniciativa dos institutos Marista de Assistência Social (IMAS) e de Solidariedade (IMS) e será realizado na Sala Cássia Eller, no Complexo Cultural Funarte, em Brasília/DF, como parte da programação do VIII Povos do Cerrado.

Representantes de movimentos sociais e órgãos de governo estão convidados para debater com o público sobre os quatro objetivos do AIAF, que visa aumentar a visibilidade da agricultura familiar e do trabalho desenvolvido pelos agricultores e agricultoras no campo. Os quatro objetivos são:

  • apoiar a formulação de políticas que promovam a agricultura familiar sustentável;
  • aumentar o conhecimento, a comunicação e conscientização pública;
  • obter um melhor entendimento das necessidades, potencial e restrições da agricultura familiar; e
  • assegurar apoio técnico e criar sinergias para a sustentabilidade.

O projeto Chá com Prosa reúne, mensalmente, lideranças sociais para juntos se aprofundarem sobre práticas e temas relacionados aos Direitos Humanos. Tem como intenção, ainda, promover os espaços de debates sobre temas que permeiam o universo dos direitos humanos com instituições afins e público em geral, dando visibilidade, fortalecendo redes de parceiros colaboradores e contribuir para a construção de políticas públicas.

[+] Foto: Maíra Figueira - Unicafes Nacional