Unicafes Nacional presente no II Congresso do Cogefur, na Bahia
02 de dezembro de 2022

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, participou na quinta-feira (01), no município de Serrinha, na Bahia, do II Congresso do Conselho Gestor do Fundo Rotativo (Cogefur), que neste ano tem a temática Cooperativismo e Finanças Solidárias: Protagonismo e Inovação. O evento marca os 21 anos do Cogefur, que é um fundo de apoio e fomento ao crédito e já beneficiou mais de oito mil famílias de agricultores familiares.

 

Ziger, que palestrou sobre Aprendizados e proposições sobre finanças      solidárias, destacando o crédito no modelo cooperativista, cenário atual e desafios, comenta que o Cogefur vem estimulando os agentes financeiros e os bancos, para que com apoio e assistência técnica do Governo do Estado possam ampliar o acesso a quem necessita. “Essa triangulação do governo com o aval do Cogefur auxilia na operação financeira, que hoje, na sua maioria, é realizada pela Cresol”, diz.

 

O presidente da Unicafes Nacional ainda afirma que o Congresso proporcionou repensar estratégias e novas implementações relacionadas ao Fundo, bem como aprendizados e ajustes do trabalho, com olhar para bancos comunitários e finanças solidárias.  

 

A presidente Unicafes-Bahia e da Federação Unicafes-Bahia, Regina Dantas, representou as cooperativas de produção. "Muito importante para a gente ter um fundo que apoia a agricultura familiar para que as organizações tenham recursos para alavancar sua produção. Nosso protagonismo é construir sonhos juntos e semear a planta para juntos colhermos harmonia, paz e amor".

 

Mulher na presidência

Durante o evento, Hilda Mercês assumiu a presidência do Cogefur, sendo a primeira vez que uma mulher está à frente da instituição. Ela destacou a importância das parcerias, enfatizando que é necessário unidade para dar continuidade ao trabalho.

 

Ziger se colocou à disposição do Conselho, salientando que a Unicafes busca estreitar laços, aproximar-se mais das cooperativas, bem como, auxiliar na criação de estratégias de acesso ao financiamento.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional – Com informações da SDR/BA
Fotos: Cogefur/Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual