Unicafes Nacional participa de seminário sobre o Cooperativismo no Norte de Tocantins
10 de janeiro de 2022

Foi realizado neste final de semana, 08 e 09 de janeiro, em Araguaína, Norte de Tocantins, o 1º Seminário sobre Cooperativismo da Cooperativa de Assistência Técnica e Comercialização da Produção Agrícola dos Agricultores Familiares do Estado (Cooafeto), que teve como lema “Cooperativismo como Ferramenta para Transformar a Agricultura Familiar da Região Norte do Tocantins”.

 

A Cooperativa está em fase inicial de estruturação e buscou conhecer as estratégias de ação e expansão da Unicafes Nacional e Unicafes Tocantins, para posterior parceria e filiação.

 

Conforme o coordenador da Cooafeto, Manoel Barbosa, a instituição tem como objetivo promover a assistência técnica e comercialização da produção dos agricultores familiares de Araguaína, bem como, incentivá-los ao fornecimento de produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de alimentação Escolar (Pnae).

 

O seminário, que teve o apoio da Universidade Federal do Norte do Tocantins; Instituto Federal do Tocantins; representantes da Secretaria Nacional da Agricultura Familiar; Secretaria Estadual da Agricultura e deputados federais; também contou com a presença do presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger e do presidente da Unicafes Tocantins, Antônio Moreira de Sousa Filho.

 

Para Ziger, foi mais um momento importante de trabalho em prol da agricultura familiar e do cooperativismo solidário. “A Cooafeto é uma cooperativa com bastante potencial, que fomentará a produção não somente em Araguaína, mas em todo o Norte de Tocantins. Prestigiar e colaborar com essa iniciativa reforça o nosso papel enquanto instituição nacional de articulação e de representação do cooperativismo solidário”, salienta.

 

Sousa Filho, que também é secretário de Formação da Unicafes Nacional, ressalta ainda que uma das principais necessidades da Cooafeto é de formação, e que está à disposição para auxiliar neste trabalho, bem como com as demais necessidades da cooperativa. “Queremos estreitar laços e nos orgulha muito o interesse dessa organização em estar junto com a Unicafes. Iniciamos 2022 já com o compromisso de ajudá-los nesta tarefa”, pontua.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Cooafeto/ Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual