Unicafes Nacional marca presença no Fórum Regional Estadual no Espírito Santo
14 de novembro de 2022

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, participou no dia 10 de novembro do Fórum Regional Estadual, de Vitória (ES) e palestrou sobre o Desenvolvimento Rural para os novos tempos. O evento foi uma parceria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Associação dos Servidores do Incaper (Assin).

 

A palestra abordou temas importantes e o seu foco foi na valorização da agricultura familiar como alternativa às grandes empresas, a monocultura e a exploração do meio ambiente. Ziger reforçou a importância da organização dos trabalhadores, o estreitamento da relação produção e consumo, a instituição de capital social, criação de novas formas de cooperativismo e sobre a assistência técnica voltar seu foco para sistemas mais sustentáveis de tecnologia específicas para a agricultura familiar e de pequeno porte.

 

“A sucessão familiar hoje é uma questão muito importante porque o jovem não quer mais ficar no campo, precisamos oferecer mais oportunidades para que ele queira ficar como educação, mobilidade e reforma agrária”, afirmou.

 

A agenda ambiental também foi uma pauta importante. Para Ziger, é preciso mais fiscalização, mas também a construção de políticas públicas estaduais de incentivo à preservação. “Para produzir e preservar precisamos de políticas públicas integradas e este é o momento para nos organizarmos nesse sentido”. 

 

Texto: Assin
Fotos: Unicafes ES

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual