Unicafes Nacional finaliza construção do Planejamento Estratégico até 2025
29 de julho de 2021

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) construiu, coletivamente, seu Planejamento Estratégico para o período de 2021-2025. Através da consultoria do Consórcio Dialógica, Oliva e Trajetórias Planejamento e Desenvolvimento Institucional (especializada em assessorar organizações de interesse público que buscam aumentar a efetividade de sua gestão, intervenção social e política), com a parceria do Trias Brasil, o Planejamento Estratégico reformulou a Missão, Visão, Valores e Princípios da Instituição, além de criar Objetivos Estratégicos e Ações Estruturantes.

 

O Planejamento foi construído em etapas, por meio de reuniões virtuais com representantes do Conselho Nacional, Direção-Executiva, diretores das Secretarias e representantes das Unicafes Estaduais, pesquisadores, universidades e assessorias. O mesmo iniciou em setembro de 2020 e foi finalizado em julho de 2021, sendo previsto para novembro o monitoramento e avaliação do Plano.  Elementos metodológicos de abordagens que conduzam e orientem transformações, construídos de maneira participativa contribuem para uma maior apropriação e envolvimento dos atores, aumentando o compromisso com os resultados a serem alcançados.

 

Os representantes da Direção-Executiva da Unicafes Nacional enfatizam que o Planejamento Estratégico foi um momento de aprendizado e troca, em que permitiu-se olhar para dentro da Instituição. “Construímos uma proposta abrangente, dinâmica, com tantas diferenças culturais, geográficas e econômicas, que nos permite tirar do papel as ideias e colocá-las em prática”, salientam.

 

A diretora nacional do Trias Brasil, Gisele Obara, destaca que foi um processo longo, sistematizado e alinhado para que se chegasse ao produto final, mais completo e eficaz. “Todas as ideias foram pensadas em conjunto, e com certeza vão inspirar outras pessoas”, ressalta. O assessor e consultor Cassio Luiz de França, sócio-diretor do Consórcio, frisa que aprenderam mundos novos, melhorando o repertório e contribuindo com o desenvolvimento social.

 

Tatiane Valente, da Unicafes Amazonas, afirma que a “construção do planejamento foi diversa e plural, trazendo para a ação muitos dos temas que estavam apenas no campo do pensamento ou em um núcleo menor”. Joana Grijó, da Unicafes Rio de Janeiro, diz que “todo o processo de construção desse planejamento foi muito enriquecedor”. Para Osíris Soares de Magalhães, da Unicafes Goiás, “o planejamento é importante e precisa ser ajustando dentro das necessidades das organizações”.

 

Confira a Missão, Visão e Princípios e Valores da Unicafes Nacional!

Missão

Fortalecer o cooperativismo solidário, por meio da representação e da oferta de serviços, de modo a alcançar o desenvolvimento socioeconômico e sustentável com inclusão produtiva e equidade de gênero, geração, raça e etnia.

Visão

Ser referência, articuladora e representante do cooperativismo solidário inclusivo e democrático.

Princípios e Valores

Os princípios norteadores da organização são as pessoas, a participação democrática, a solidariedade, ética, autonomia, pluralidade, equidade de gênero, geração, de raça e etnia. Integração em rede, economia solidária, transparência, intercooperação, defesa da vida e do meio ambiente. Superação da desigualdade, combate à discriminação e a defesa de direitos.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual