Unicafes Nacional elabora Planejamento Estratégico até 2026
19 de fevereiro de 2021

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) iniciou em agosto de 2020 a Revisão do seu Planejamento Estratégico, visando sua atuação no período de 2021-2026. O trabalho é realizado de modo participativo e conta com a consultoria do Consórcio Dialógica, Oliva e Trajetórias Planejamento e Desenvolvimento Institucional - especializada em assessorar organizações de interesse público que buscam aumentar a efetividade de sua gestão e, consequentemente, de sua intervenção social e política.

 

O Planejamento está sendo construído em etapas, através de reuniões virtuais com representantes do Conselho Nacional e das Unicafes Estaduais, pesquisadores, universidades e assessorias. O cronograma elenca o alinhamento da proposta e do conteúdo; mapeamento de problemas e oportunidades; revisão da Missão (razão de existir) e Visão (o que pretende se tornar a longo prazo); definição de Objetivos Estratégicos e Ações Estruturantes; definição de responsabilidades no Plano Estratégico, entre outras.

 

O assessor e consultor do Planejamento, Cassio Luiz de França, sócio-diretor do Consórcio, afirma que busca-se construir um método personalizado que recolha elementos metodológicos de abordagens que conduzam e orientem transformações.  Segundo ele, os processos de mudança dependem de abordagens processuais e são construídos permanentemente dentro das instituições, com a reflexão contínua e coletiva sobre avanços, dificuldades e desafios, devendo ser estruturados a partir do acúmulo de intervenções simples, claras, intuitivas e funcionais.

 

“Acreditamos que os compromissos feitos coletivamente são potencialmente favoráveis a mudanças. Processos construídos de maneira participativa contribuem para uma maior apropriação e envolvimento dos atores, aumentando o compromisso com os resultados a serem alcançados. Para tanto, analisamos e propomos técnicas, instrumentos e metodologias que favorecem acordos transparentes e claros entre os participantes. Buscamos que o estímulo ao sucesso seja dado pelo próprio coletivo, a partir de uma visão crítica sobre o desenvolvimento dos acordos estabelecidos”, explica França.

 

O presidente da Unicafes, Vanderley Ziger, enfatiza que o Planejamento Estratégico auxiliará no redirecionamento institucional, construindo objetivos estratégicos e inovadores, que definirão o futuro da entidade nos próximos cinco anos.

 

“Coletivamente e de maneira transparente, estamos criando o Planejamento Estratégico da Unicafes. É através deste processo, tão essencial às organizações, que nos posicionamos perante a sociedade e somos vistos. A Unicafes tem como meta fortalecer a equidade na agricultura familiar, representando a identidade, a cultura e a educação cooperativista solidária”, salienta.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Divulgação

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual