Unicafes Nacional e Trias realizam encontros de avaliação e projeções da parceria
05 de abril de 2022

Foi realizado nesta terça-feira, 05 de abril, democraticamente, o segundo encontro de Avaliação da Parceria entre a Unicafes Nacional e o Trias/DGD Governo Belga, pensando no fortalecimento das ações para os próximos 05 anos. A primeira reunião aconteceu em fevereiro com o intuito de promover o alinhamento sobre a trajetória da organização belga e suas convergências com a Unicafes, desafios e potencialidades.

 

O Trias é uma organização não-governamental, com sede em Bruxelas, na Bélgica, que atua no fomento à organizações de base lideradas por agricultores familiares e microempreendores. Com atuação mundial e presente em 14 países da África, América e Ásia, desenvolve parcerias no Brasil desde o início da década de 80, sendo que a relação de trabalho junto à Unicafes Nacional existe desde 2005.

 

Deste período para cá, foi intenso o trabalho da organização para com o fortalecimento das atividades em prol da agricultura familiar, programas de apoio a mulheres e jovens, acesso e diversificação de mercados, inclusão social, formação, treinamento, intercâmbio, liberação de crédito, comunicação, ações de “lobby e advocacy” (representação) e demais ações transversais que promovam qualidade de vida e reduzam as desigualdades sociais.

 

O Trias acredita em um mundo onde as organizações de base são prósperas, resilientes e democráticas, atuando como protagonistas em suas comunidades. Seus negócios focam em um desenvolvimento inclusivo e ecológico, resultando em uma sociedade coesa que deseja autonomia, igualdade de oportunidades e segurança financeira. Globalmente, a Trias fortalece organizações de base, tendo como resultado o desenvolvimento em níveis de mudança social e econômica, no caminho de uma economia e sociedade justa.

 

Para com a Unicafes, visa o fortalecimento organizacional e desenvolvimento institucional; desenvolvimento econômico e acesso a mercado; meio ambiente e proteção e mudanças climáticas; além de inclusão e cidadania mundial.

 

Oficinas

Durante os encontros aconteceram oficinas, visando a conexão entre o Planejamento Estratégico da Unicafes e os objetivos do Trias. Estrategicamente trabalhou-se em um processo integrado, de transversalidade e diálogo, de conexão entre os eixos e secretarias, em que a espinha dorsal foi a sustentabilidade institucional, que busca o empoderamento sistêmico.

 

A discussão respondeu perguntas voltadas à participação da Unicafes quanto à Inclusão e Meio Ambiente; Comercialização e Serviços Qualificados; Sustentabilidade Institucional; bem como projeções para o futuro da parceria e de como a experiência da Trias pode apoiar no desenvolvimento do Unicafes.

 

Texto e foto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual