Unicafes Nacional apoia campanha para saber se a alimentação escolar garante produtos da agricultura familiar
29 de outubro de 2021

Os 30% dos alimentos oriundos da Agricultura Familiar para a alimentação escolar estão sendo garantidos? E como está o fornecimento desses produtos durante a pandemia? Para conhecer um pouco mais sobre a situação dos agricultores e agricultoras que produzem alimentos para a rede pública de ensino do país, o Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ) realiza a Campanha #ContraPraGente Agricultor (a), que conta com o apoio da Unicafes Nacional.

 

Desta vez, são os agricultores e agricultoras que devem relatar se a lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar  (Pnae), que prevê que 30% do recursos sejam direcionados para compras da agricultura familiar - está sendo cumprido - antes e durante a pandemia. Por isso, a iniciativa disponibiliza um questionário para que agricultores/as individuais e/ou grupos produtivos formais e informais possam relatar o contexto no qual vivem.

 

As perguntas visam ainda mapear o perfil dos agricultores e agricultoras. Os dados serão analisados e utilizados como subsídio para futuras ações em prol da garantia do direito à alimentação escolar. O Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ) é resultado de uma ação conjunta entre organizações da sociedade civil e movimentos sociais para monitorar e mobilizar a sociedade sobre a importância do Pnae. Seu objetivo é ampliar a escuta, as narrativas e o diálogo com estudantes e suas famílias, agricultoras e agricultores familiares, além de membros de conselhos que atuam com a alimentação escolar, para incidir de forma coletiva na defesa deste programa.

 

Para saber mais, acesse: https://alimentacaoescolar.org.br/

Para responder ao questionário, acesse: https://pt.surveymonkey.com/r/37Y8XBX

 

Texto e foto: Observatório da Alimentação Escolar/Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual