O Seminário aconteceu na quinta (11) e sexta-feira (12), na Escola Sindical 7 de Outubro, em Belo Horizonte. O seminário teve o objetivo de discutir junto aos representantes de cooperativas de agricultura familiar de Minas Gerais a operacionalização dos cursos de formação. O estado será contemplado com duas turmas com um total se 60 alunos, uma na região norte e outra na região da Zona da Mata mineira.

Os cursos de formação tem por objetivo promover a formação de novas lideranças, formadores(as), diretores(as), funcionários(as), e, pessoas associadas às cooperativas de agricultura familiar mineiras. O projeto de formação é resultado de um convênio envolvendo a Unicafes Nacional e o SESCOOP - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. 

O evento contou com a participação do presidente da Unicafes Nacional e do Paraná, Luiz Ademir Possamai, que apresentou novos projetos da Unicafes Nacional que beneficiará o estado de Minas e apoio da UNICAFES Paraná à UNICAFES Minas. 

 

Dentro da programação do Seminário foi apresentado, no espaço “Jantar com parlamentares”, o documento “Pauta do Cooperativismo em Minas Gerais”. O documento aborda as principais demandas do cooperativismo de agricultura familiar no estado, e foi entregue ao Deputado Federal Nilmário Miranda para ser apreciado e compartilhado com demais deputados do Congresso Nacional.