Unicafes Minas Gerais promove rodadas de visitas em municípios do Estado
03 de março de 2021

Para auxiliar na organização de novas cooperativas de agricultura familiar e economia solidária, fortalecendo o setor e facilitando a abertura de mercados, a União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) de Minas Gerais, juntamente com o deputado estadual Marquinho Lemos, está realizando rodadas de visitas em vários municípios mineiros. A expectativa é que até o final deste ano mais de 30 cidades recebam a caravana.

 

Em Minas Gerais, a Unicafes está presente em sete regiões e conta com 37 cooperativas filiadas. Seu trabalho se fundamenta na organização da cadeia produtiva, agregação de valor através das agroindústrias familiares e/ou em cooperativas, acesso ao mercado, bem como em temas transversais: preocupação com o meio ambiente e inclusão de mulheres e jovens. Conforme o presidente Getúlio Gomes, com esse trabalho, a instituição busca construir estratégias para que novas associações se formalizem e possam comercializar seus produtos. “Essa ação tem sido um diferencial no nosso Estado. Junto ao deputado Marquinhos estamos escutando os clamores dos agricultores familiares, e por meio do trabalho na base, oportunizando uma melhor organização produtiva, de gestão, acesso ao crédito e consequentemente, de acesso a mercado”, diz.

 

Além da parceria parlamentar, a Unicafes Minas Gerais tem o apoio institucional de prefeituras; articulação com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico através da Associação Mineira de Supermercado; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e também com a Fundação Doimo.

 

O deputado estadual, Marquinho Lemos, defensor da agricultura familiar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais,  ressalta que as caravanas têm o objetivo de ajudar na organização dos pequenos agricultores, facilitando a produção e garantindo mercado para a venda dos produtos. “Estamos dialogando com as comunidades sobre a agricultura familiar e o cooperativismo desde 2018, eixos que acredito tanto e que garantem geração de emprego e renda para milhares de famílias do nosso Estado”, afirma.

 

Para o deputado, a Unicafes Minas Gerais é referência no segmento, e por isso, realizar esse projeto é tornar cada vez mais os agricultores familiares protagonistas de suas histórias. “Essa é uma parceria pioneira, que conscientiza, apoia, que faz a diferença e traz tranquilidade para nossos agricultores, que sabem que produzirão seus produtos, poderão vender e terão renda. Continuaremos com o diálogo, confiantes de que cada vez mais teremos ótimos resultados”, salienta Lemos.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Ascom Unicafes Minas Gerais

Fonte: UNICAFES
 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual