Unicafes Minas Gerais promove Curso Técnico em Agropecuária para Jovens da agricultura familiar do Estado
02 de julho de 2021

 A União das Cooperativas de Agricultura Familiar (Unicafes) Minas Gerais realizou, no dia 29 de junho, o lançamento do Curso Técnico em Agropecuária para Jovens vinculados às cooperativas filiadas. A formação, que tem o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de formação técnica, é realizada em parceria com o Trias, Fundação Colibri e Escola Familiar Agrícola de Natalândia (Efan).

 

A Efan é a instituição educacional responsável por conduzir o desenvolvimento do curso, juntamente com a sua equipe pedagógica e com o seu quadro de professores. A formação terá duração de 18 meses, dividida em três períodos, com aulas no formato virtual e também com encontros presenciais.

 

O secretário de Juventude da Unicafes Minas Gerais, Luís Miguel Honório, ressalta que o Curso Técnico em Agropecuária proporciona conhecimentos da ciência, tecnologia e cultura do trabalho, além de formar agentes de desenvolvimento local em uma perspectiva agroecológica, estimulando a ajuda mútua, o associativismo e o cooperativismo entre jovens, familiares e comunidade.

 

“Este projeto possibilitará uma valiosa oportunidade de formação aos jovens. Com a ampliação dos conhecimentos, estarão preparados para contribuir de maneira efetiva no fortalecimento do cooperativismo local e, sobretudo, na valorização da agricultura familiar como mecanismo de desenvolvimento local”, salienta.

 

Com apenas 23 anos, Fernanda de Souza Paiva, da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam), é uma das alunas do curso. Ela conta que está feliz com a oportunidade de participar de uma formação que contempla uma grade curricular com conteúdo que vai desde o cooperativismo até a agroecologia.

 

“É a realização de um sonho poder fazer este curso, que tem uma metodologia que permite que possamos estudar e trabalhar e que também abrange as diversas regiões do Estado em uma troca de saberes aprofundada. Este conhecimento vem de encontro às minhas necessidades, e de muitos jovens, que como eu, amam a agricultura familiar”, frisa.

 

Texto: Daiane Benso – Ascom Unicafes Nacional – Com informações de Thiago Neves – Unicafes Minas Gerais
Foto: Arquivo pessoal e Divulgação
 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual