Unicafes Minas Gerais inaugura sede administrativa
26 de janeiro de 2021

A sexta-feira (22) foi de comemoração para a União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) do Estado de Minas Gerais (MG). Na cidade de Carangola, a entidade realizou a cerimônia de inauguração de sua Sede Administrativa, espaço que concentrará diversas atividades da Direção Executiva da Unicafes MG. A instituição conta hoje com 37 cooperativas filiadas em nove regiões do Estado e atende diretamente mais de 5 mil famílias.

Constituída em 2011, com a finalidade de integrar, assessorar e incentivar as ações das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado, a Unicafes MG já teve sedes nos municípios de Belo Horizonte e Montes Claros, sendo que desde 2016 está sediada em Carangola.

O presidente da Unicafes Minas Gerais, Getúlio Gomes Vieira, destaca que desde sua fundação, a entidade sempre buscou construir alternativas para o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar e suas organizações. Conforme ele, após muitos debates, reuniões e seminários com agricultores, implementou-se um sistema de organização das cooperativas, baseado em três pilares: organização da cadeia produtiva, valorização e agregação de valor dos produtos da agricultura familiar, e acesso ao mercado.

“Foi um trabalho intenso nos últimos anos, que impulsionou as atividades e tem fomentado cada vez mais o setor. A inauguração da Sede Administrativa vem reafirmar a nossa responsabilidade e compromisso com todos os nossos parceiros: cooperativas, parlamentares, organizações da sociedade civil, que vêm contribuindo e somando esforços para o nosso fortalecimento”, ressalta Vieira.

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, parabeniza à Unicafes MG e salienta que essa conquista vem coroar o trabalho que já é realizado no Estado. “É um momento histórico para todos nós que trabalhamos com o cooperativismo e acreditamos nesta força motriz que impulsiona a agricultura familiar. Ficamos felizes com vocês e reafirmamos nosso compromisso de continuar colaborando para transformarmos cada vez mais essa cadeia produtiva”, diz.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional - Com informações de Gustavo Laviola/Ascom Unicafes Minas Gerais
Foto: Ascom Minas Gerais 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual