A União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Unicafes realizou na noite de ontem (21), em Brasília – DF, Jantar de Lançamento da Pauta Brasil Cooperativo Solidário 2013, com a participação de parlamentares federais, órgãos parceiros, lideranças sindicais e das Unicafes de 20 Estados brasileiros.

O evento teve como objetivo apresentar e debater ações de fortalecimento ao cooperativismo solidário, entre elas a regulamentação da Lei Geral do Cooperativismo (5764/1971), a Lei da Agricultura Familiar (11.326/2006) e a Lei das Cooperativas de Trabalho (12.690/2012), bem como a realização de um Censo do Cooperativismo Brasileiro, a implantação do Conselho Nacional do Cooperativismo e a ampliação do O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP).

O presidente da Unicafes, Luiz Ademir Possamai, destacou o crescimento do cooperativismo solidário no país e reafirmou a importância da continuidade com as parcerias das esferas nacional e estaduais.

Representando a CONTAG, David Wylkerson, secretário de Política Agrícola da CONTAG, solidarizou-se com a pauta. “A maioria dos pontos são comuns aos da pauta da CONTAG e vocês podem contar com nosso apoio.” De acordo com David, esses são pontos que buscam melhorar as condições de trabalho e gerar oportunidades e qualidade de vida para o campo.

A senadora Ana Rita (PT-ES), reconheceu a importância que o cooperativismo tem no desenvolvimento do país. “Sabemos o papel que ele tem para que tenhamos desenvolvimento justo e sustentável”, afirmou. De acordo com ela, o cooperativismo é importante e um instrumento de articulação dos trabalhadores que, juntos, visam desenvolver a economia.

O senador Eduardo Suplicy, que vem acompanhando as ações da Unicafes desde sua fundação, também disse que “é muito importante que a UNICAFES esteja trabalhando em favor das cooperativas e agricultura familiar e que essa organização possa mais e mais fortificar a economia solidária e o cooperativismo no Brasil”.

O evento contou ainda com a presença das Fetag’s, Embrapa, Fetraf, Banco do Brasil, Unisol, Confesol, Ancosol, ramos cooperativos, bem como os deputados federais Assis do Couto (PT/PR), Pedro Uczai (PT/SC), Luci Choinacki (PT/SC), o diretor do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Erickson Chandoha, o Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), Paul Singer e o diretor do Ministério da Pesca e Aquicultura, Alexandre Guehl.

O encontro faz parte da programação do Seminário Nacional de Formação, promovido pela Unicafes em parceria com o Sescoop, que acontece entre os dias 21 a 24 de maio, em Brasília – DF. O objetivo é a construção do planejamento anual de estratégias visando consolidar a rede nacional de comercialização, projetos e programas de expansão, alusivos ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, celebrado em 2014 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo.

Mais fotos estão disponíveis no link 

http://www.facebook.com/pages/Unicafes-Paran%C3%A1/426723590735596