Unicafes incentivam cooperativas a participar de editais da Agricultura Familiar
20 de dezembro de 2022

O apoio das Unicafes Estaduais na elaboração e gestão de projetos tem sido primordial para as cooperativas de Agricultura Familiar. No Mato Grosso, por exemplo, quatro cooperativas filiadas à Instituição foram selecionadas através da Chamada de Projetos Nº 012/2022 – Plano de Gestão de Cadeias de Valor, do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) – Programa Redd Early Movers Mato Grosso (REM Mato Grosso).

 

O objetivo deste edital é contribuir para a estruturação e consolidação de cadeias produtivas, especialmente da castanha do Brasil, babaçu, açaí, pequi, baru/cumbaru, sementes florestais e borracha natural, mel, café, banana e leite. O Plano de Gestão apresentado poderá contemplar parceria com universidades, fundações e/ou instituições de pesquisa públicas, órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, outras associações, cooperativas e instituições afins, desde que não haja previsão de contratação ou qualquer tipo de repasse de recursos para estas instituições.

 

Para a secretária de Formação e de Mulheres da Unicafes Mato Grosso, Fabiana Barros, é fundamental incentivar às cooperativas a participar dos editais, assim como dar o suporte técnico para a elaboração das propostas.

 

O presidente da Cooperativa Agropecuária de Querência (Cooperquer), de Querência (MT), Eleandro Mariani, enfatiza que o recurso deste edital veio em um momento crucial, já que a cooperativa estava prestes a encerrar suas atividades. “A nossa produção de leite e palmito passavam por dificuldade, bem como, o entrave ao acesso de crédito. Agora novamente estamos animados e agradecemos à Unicafes Mato Grosso por auxiliar neste projeto, ao seu Nilfo e à Fabiana. Este edital está ressuscitando nossa cooperativa”, salienta.

 

Conheça às cooperativas associadas à Unicafes Mato Grosso que foram selecionadas e suas cadeias produtivas:

PEQUI:

Cooperativa Regional De Prestação De Serviço E Solidariedade - Coperrede

Cooperativa Agropecuária de Querência - Cooperquer

 

BORRACHA NATURAL:

Cooperativa de Seringueiro de Ouro Branco - Coopsob

 

CUMBARU: 

Proponente: Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Familiares de Nossa Senhora do Livramento/MT - Coopernossasenhora

Aglutinada: Cooperativa dos Pescadores e Artesãos do Pai André e Bonsucesso - Coorimbatá

Aglutinada: Associação do Centro de Tecnologia Alternativa – CTA

Aglutinada: Grupo Jovens Vivendo no Campo – JVC

 

Outros grupos que participam desta rede da Unicafes-MT, também foram contemplados:

BABAÇU:

Associação Regional das Extrativistas do Pantanal – ARPEP

 

CASTANHA DO BRASIL:

Associação do Povo Indígena Zoro - APIZ

 

Saiba mais

O Funbio é uma associação civil sem finalidade lucrativa, qualificado como organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), nacional, privada, em atividade desde 1996, que tem como objetivo geral catalisar ações estratégicas voltadas para a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, tendo como referência as diretrizes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). A sua missão é aportar recursos estratégicos para a conservação da biodiversidade.

 

Texto e foto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual