Unicafes de diversos Estados brasileiros deram início nos debates preparatórios para os cursos de formação à dirigentes e colaboradores de cooperativas.

O presidente da Unicafes Nacional, Luiz Ademir Possamai, participou entre os dias 1º a 19 de Julho, de encontros nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Alagoas, Sergipe, Pernambuco.

Os encontros pautaram a apresentação do programa e seus objetivos centrais, que é o fortalecimento do quadro social (governança e sustentabilidade das cooperativas) e aprofundar a organicidade no cooperativismo através da educação cooperativista.

O programa nacional de formação pretende:

·                    Integrar: Estratégias de formação nas cooperativas;

·                    Capacitar: 1000 lideranças – 40 Turmas 25 pessoas;

·                    Implantar: Multiplicar processos formativos nas cooperativas;

·                    Fortalecer: 20 estados com assessoria em formação;

·                    Constituir: 20 secretarias e coletivos de formação;

·                    Articular: 20 parcerias para aprimorar formação;

·                    Desenvolver: Estratégias para vida, sustentabilidade e comercialização nas cooperativas.

O Projeto “Formação e aprimoramento de estratégias organizacionais do Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária”, é realizado em convênio com o Sescoop. Mais de mil cooperativas participarão dos cursos em 20 Estados brasileiros. Para Possamai, esta é uma grande oportunidade para que dirigentes se capacitem e melhorem a gestão de suas cooperativas.