O segundo dia do Seminário Nacional de Formação, que acontece em Brasilia – DF, iniciou com o debate sobre a metodologia e a execução do Projeto Nacional de Formação, realizado em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop.

O projeto contempla a realização de cursos de formação para as cooperativas dos 20 Estados brasileiros onde há a atuação das Unicafes estaduais. O objetivo principal é capacitar dirigentes, funcionários e cooperados nas áreas de gestão, contabilidade, comercialização e comunicação social.

O planejamento de comunicação e marketing nacional foi outra pauta que ganhou força de discussão no evento. Uma das metas é a elaboração de uma revista informativa para divulgar as principais ações cooperativas e promover os diversos produtos dos agricultores familiares associados.

Ainda na quarta-feira (22), os participantes reafirmaram coletivamente a implantação de bases de serviços nas Unicafes estaduais para atuar nos principais gargalos das cooperativas. Esta ação faz parte das metas do projeto de formação que prevê a contratação de assessoria nos Estados nos próximos meses.

Além disso, debateu-se a construção de programas sociais para fomentar a produção e a comercialização da agricultura familiar. Em seu pronunciamento, o presidente da Unicafes Nacional e do Paraná, Luiz Ademir Possamai, reafirmou a importância da interação entre as Unicafes e as redes cooperativas para fortalecimento do cooperativismo solidário, instrumento essencial para o desenvolvimento socioeconômico da agricultura familiar.

No último dia de evento (23), foi discutido o planejamento do Programa Nacional do Ano Internacional da Agricultura Familiar, declarado pela Organização das Nações Unidas, que será celebrado em 2014. O programa prevê ações estratégicas de interação entre os ramos, representação política e a realização de seminários e congressos.