Dirigentes das Unicafes estaduais do Distrito Federal, Paraná e Minas Gerais estiveram reunidos nos dias 14 e 15 de fevereiro, em Curitiba, com a equipe do Trias Brasil, para dar início a elaboração do Plano Operacional do Programa Trias Brasil 2014-2017, de apoio ao cooperativismo solidário, no Estado de Minas Grais.

 

O programa visa incentivar e fomentar cooperativas da agricultura familiar e economia solidária, buscando formar um pilar sólido para o desenvolvimento econômico local sustentável nas áreas institucional, comercialização e gênero e geração.

 

Os trabalhos de elaboração e planejamento darão continuidade nos dias 12 e 13 de março em nova reunião que será realizada em Belo Horizonte, MG.

 

Trias Brasil 

O Trias Brasil, denominada anteriormente ACT, vem prestando assessorias no Brasil desde 1989. Além da Unicafes Paraná, a ONG vem trabalhando em conjunto com a Unicafes Nacional, Unicafes BA, Unicafes RS, Cenater, Cresol Baser (Programa de Gênero) e através da Cresol Baser: Base SEAL da Ascoob, Base ES (Creditag), Base MG (Creditag), Base GO (Creditag), Base RO (Creditag).

 

Atualmente são três assessores: Jaap van Waalwijk van Doorn, Coordenador Regional do Trias Brasil, Giseli Obara, Assessora Financeira e Facilitadora do Programa Gênero e Exportação e Daniela Medeiros do Nascimento, Facilitadora das Cooperativas de Leite. O objetivo do grupo é fortalecer as parcerias e trazer novas experiências para o cooperativismo da agricultura familiar no Brasil.

 

Convênio 2011-2013

O convênio 2011-2013, a nível nacional, busca os principais objetivos:

 

1) Até 2013, 252 cooperativas nas áreas rurais do Brasil, deverão estar fortalecidas por meio de prestação de serviços de qualidade e adequadas à Unicafes e Ancosol, na área de organização e gerenciamento de questões jurídicas, administrativas e fiscais.

 

2) Até o final de 2013, 496.125 agricultores e agricultoras familiares do Estado do Paraná estarão organizados em cooperativas autônomas e democráticas, o que leva a um fortalecimento socioeconômica destas famílias.

 

3) 535 cooperativas de agricultores e agricultoras familiares brasileiros influenciam fatores que interferem na segurança socioeconômica de seus sócios.

 

4) Aumentar a solidariedade e respeito mútuo entre os movimentos de agricultores familiares Norte e Sul e entre os movimentos Sul e Sul.

 

 

Fonte: Assessoria Unicafes\PR