Representantes de diversas organizações de agricultores da África, América Latina, América do Norte, Ásia e Europa, reuniram-se nos dias 12 e 13 de novembro, em Montpellier – França, para participarem da Assembleia Geral da AgriCord e da reunião do Comitê Consultivo de Agricultores no Combate à Pobreza.

Com o tema “Impacto do trabalho das organizações de agricultores e apoio a estas organizações”, o objetivo da reunião do Comitê foi discutir os recentes esforços, dos mais diversos países, que visam alimentar a discussão para programas dos agricultores no combate à pobreza.

Além dos países que integram a AgriCord, a qual está sediada na Bélgica, participaram representantes de sete organizações oriundas de países em desenvolvimento, os quais explanaram sobre os projetos e ações desenvolvidos pelo setor rural. Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil esteve representado pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), através do representante da Unicafes Nacional, Genes da Fonseca Rosa. Em 2011 a atividade foi realizada em Madri, na Espanha, e em 2012 em Estocolmo, na Suécia.

Fonseca Rosa apresentou o trabalho desenvolvido pela Unicafes, bem como salientou o que as cooperativas brasileiras tem desenvolvido em prol da redução da pobreza. “A nossa participação demonstra a importância do cooperativismo brasileiro como ferramenta de inclusão e desenvolvimento financeiro e social. Devido a esse papel estratégico, é que a AgriCord incluiu o cooperativismo como item a ser auxiliado através de projetos que visam fomentar o trabalho e o desenvolvimento das comunidades, o que não era prioridade anteriormente”, comemora. O representante brasileiro salienta que a

AgriCord objetiva socializar informações e arrecadar recursos de países desenvolvidos, especialmente do continente europeu, para auxiliar projetos e iniciativas de desenvolvimento em países mais pobres.

 

Sobre a AgriCord

Criada em 2003, a AgriCord é uma rede de "agro-agências" – organizações não governamentais de cooperação – que visa minimizar a pobreza e integrar organizações de agricultores da Bélgica, Canadá (Quebec), Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha e Suécia. A entidade coopera com organizações de mulheres rurais, jovens agrários, cooperativas e empresas agrícolas. Atualmente, existem 10 agro-agências participantes na AgriCord.