Unicafes e Coalizão Brasil trabalham em prol da sustentabilidade
25 de fevereiro de 2021

Engajada na defesa de políticas públicas para um novo modelo de desenvolvimento do Brasil, uma das mais recentes parceiras de trabalho da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), é a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Criada em 2015 como um movimento multisetorial, reúne representantes do agronegócio, da sociedade civil e da academia para debater questões decorrentes das mudanças climáticas sob a ótica de uma nova economia, baseada na baixa emissão de gases do efeito estufa (GEE).

 

Os princípios da Coalizão são fundamentos por um documento com 17 propostas, voltadas à redução das emissões de GEE e à economia de baixo carbono, elaboradas com base em estudos científicos, conhecimentos s e tecnológicos. O documento trata sobre o fim do desmatamento e da exploração ilegal de madeira, a recuperação de áreas degradadas, o ordenamento fundiário, a proteção social de comunidades e também sobre o estímulo à produção competitiva e sustentável de alimentos, produtos florestais e bioenergia.

 

A atuação em diversos fóruns, com a criação efetiva de propostas que contribuam com a mudança social tem caracterizado o trabalho da Coalizão, com destaque aos temas do desmatamento, rastreabilidade da carne, crédito rural, concessões florestais, restauração e reflorestamento. Em parceria com a Unicafes, desde 2020, o movimento tem trabalhado na revisão da Política Nacional da Assistência Técnica e a Extensão Rural (Ater) e mais recentemente na Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

 

Coordenadora de Comunicação e Advocacy da Coalizão, Fernanda Macedo conta que mesmo em meio à pandemia, o movimento ultrapassou o marco de 270 membros no ano passado, dentre eles, com a representação e atuação da Unicafes. “Um dos nossos principais objetivos para 2021 é ampliar a participação dos agricultores rurais, setor esse que a Unicafes dialoga já há muitos anos. É um processo e uma parceria participativa e acreditamos que o mundo está em transição para uma nova economia, na qual produção agrícola, agropecuária e de conservação ambiental caminham juntas”, destaca.

 

O presidente da Unicafes, Vanderley Ziger, enfatiza a importância do trabalho em conjunto com a Coalizão, salientando que a visão sustentavelmente inovadora do movimento vai de encontro com os praticados pela instituição. “Estamos muito felizes por essa recente parceria, que se encaminha dia após dia para resultados efetivos na reestruturação de políticas públicas do setor. Contem conosco. Juntos faremos a diferença”, frisa.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual