Unicafes do Paraná trabalha em prol da expansão e do fortalecimento do cooperativismo
11 de fevereiro de 2021

A União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) do Paraná (PR), desde sua fundação, em 2005, tem trabalhado para o fortalecimento e expansão do cooperativismo. No decorrer dos anos, foram diversas as ações e projetos de aperfeiçoamento, estímulo e promoção da agricultura familiar e da economia solidária.

 

Desde medidas estruturantes até Políticas de Fomento ao Cooperativismo, a Unicafes PR tem se consolidado como uma instituição de representação, formação e de fomento ao crédito. Entre os destaques, a ampliação de condições orçamentárias para a operacionalização de políticas de Produção, Agroindustrialização e Cooperativismo; constituição do Fundo garantidor do Cooperativismo da Agricultura Familiar; fortalecimento das centrais de cooperativas e ampliação do acesso ao selo dos produtos da Agricultura Familiar.

 

Além disso, a Unicafes PR tem atuado fortemente no aprimoramento de processos de regulamentação sanitária das agroindústrias; viabilização do desenvolvimento de tecnologias produtivas para Agricultura Familiar, com socialização de conhecimentos, capacitação e pesquisas de tecnologias adaptadas à produção diversificada, bem como, no aprimoramento e execução de diversos projetos, com destaque para o Programa Estadual da Agricultura Familiar com Interação Solidária (Coopera Paraná) - um dos mais importantes programas do segmento no Estado, criado para suprir as principais necessidades das cooperativas.

 

Conforme explica o assessor institucional da Unicafes PR, Alcidir Mazutti Zanco, o Coopera Paraná foi construído pela instituição e demais entidades da sociedade civil, junto com o Poder Executivo e Legislativo, com orçamento aprovado no Plano Plurianual 2018-2022, de R$ 160 milhões que com a baixa arrecadação ocasionada pela crise sanitária, foi reduzido para 120 milhões para fomento do segmento. Seus principais objetivos são de ampliar a produção de alimentos na agricultura familiar; viabilizar a construção de espaço de agroindustrialização, estoque, logística; promover a inserção dos produtos nos mercados e principalmente preparar e assessorar às organizações associativas dos agricultores familiares para acesso ao crédito.

 

 “Desde sua fundação, a Unicafes PR realiza pautas de diálogo e de interação entre o governo e a sociedade, com estratégias complementares que fomentam a relação e o desenvolvimento social e econômico. A exemplo do Coopera Paraná, que transformou a pauta da Unicafes em uma ação governamental por viabilizar liberação de recursos e deu respaldo institucional, por ser uma ferramenta de mão dupla, a Unicafes PR atua em diversos programas de desenvolvimento, custeio, investimento e agregação de valores nas mais diversas regiões do Estado”, salienta Zanco.

 

Para o presidente da Unicafes PR, Ivori Aldomar Weide Fernandes, a construção coletiva foi fundamental para a ascensão do cooperativismo e das conquistas da Unicafes em prol da agricultura familiar. “No decorrer dos anos conseguimos expandir e dar visibilidade ao setor com uma agenda intensa e representativa, com programas e ações de valorização da agricultura familiar e de mecanismo para seu crescimento”, avalia.

 

Fernandes também destaca que a Unicafes PR tem investido na construção de projetos estratégicos que fortaleçam negócios sustentáveis, com planejamento de cooperativas e assessoramento especializado em temas estratégicos vinculados à gestão e acesso aos mercados. Conforme ele, no Paraná, 100% das compras institucionais serão orientadas para compra de produtos orgânicos, fato que solicita revisão dos modelos produtivo presentes na Agricultura Familiar.

 

“Esses fatos mostram que as Unicafes necessitam ter pautas consistentes com agendas contínuas de “lobby e advocacy” (representação), junto aos espaços legislativo e executivo, prevendo apresentação e defesa das propostas de desenvolvimento da agricultura familiar nas diversas regiões do Estado”, pontua.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Unicafes PR/Divulgação 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual