Unicafes disponibilizará software especializado para gestão das cooperativas
01 de março de 2018

A Unicafes (União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) passa a disponibilizar para suas filiadas um software de gestão. O programa especializado já começou a ser instalado nas diversas Cooperativas Solidárias espalhadas pelo Brasil. A tecnologia pretende facilitar o trabalho de gestão e monitoramento de informações, além de gerar maior segurança e transparência. De acordo com o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, esta era uma das grandes demandas das cooperativas filiadas. Há realidades contrastantes no quadro social: de um lado cooperativas que já possuíam um sistema de gestão, enquanto outras ainda fazem uso de planilhas para administrar suas cooperativas. A intenção da direção é iniciar uma nova fase buscando a padronização dos sistemas de gestão e comercialização. “Esse instrumento tecnológico vai transformar a vida da cooperativa dispondo de mais informações, segurança, pra tomar as decisões e consequentemente vai fazer com que as Unicafes possam ter permanentemente uma condição de monitoramento”, destaca Vanderley.

O software também se tornará um importante banco de dados das Cooperativas Solidárias do Sistema Unicafes acrescenta o dirigente: “A Unicafes Estaduais e a Nacional poderão ter a qualquer momento informações sobre os produtos que nós estamos comercializando, em qual região está sobrando produto e qual região precisa mandar aquele produto e vice e versa. Nós finalmente vamos conseguir disponibilizar um instrumento eficiente na área da gestão e do acompanhamento das nossas filiadas.”

A ferramenta estará à disposição de todas as cooperativas filiadas a Unicafes Nacional. A organização já está efetuando contato junto com as Unicafes Estaduais para agilizar o processo de instalação nas singulares que tiverem interesse. A instalação de um software especializado está se tornando realidade a partir da parceria da Unicafes junto a SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária).

“Nós procuramos o Ministério do Trabalho e conversamos com a SENAES sobre a possibilidade de utilizar recursos financeiros oriundos do projeto da SENAES pra financiar a instalação desses instrumentos de gestão nas cooperativas para que de fato isso facilitasse a vida dos diretores no sentido de analisar tecnicamente, financeiramente quais são as melhores soluções a serem tomadas nas cooperativas e essas informações serão possíveis obter através deste software que vamos disponibilizar para que as cooperativas utilizem”, comenta.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Unicafes Nacional

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual