Unicafes disponibiliza curso de Gestão – Soluções Gerenciais para as Cooperativas da Agricultura Familiar
12 de setembro de 2022

A Unicafes, sempre atenta às necessidades de suas cooperativas associadas, está promovendo o curso Gestão – Soluções Gerenciais para as Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O objetivo é trazer inovações na gestão das organizações, contribuindo para o fortalecimento do cooperativismo solidário no território nacional.

 

O curso, de três módulos e carga horária de 60 horas, é uma iniciativa da Unicafes em parceria com o Trias Brasil e Universidade de Brasília/Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar. As aulas são ministradas pelo professor Dr. Anderson Pires, pós-doutor em Administração e Especialista em Cooperativismo da Agricultura Familiar.

 

Sessenta e seis empreendimentos se inscreveram, entre cooperativas, associações, Federações e Centrais da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Destes, foram pré-selecionadas, 37 cooperativas; 28 aprovadas para 1ª edição do curso, com um total de 82 pessoas.

 

O secretário de Formação da Unicafes, Antônio Moreira Filho, salienta “que é de suma importância a participação efetiva das cooperativas no curso, por meio de seus dirigentes, para o aprimoramento dos conhecimentos e para aprender sobre novas estratégias de gestão das cooperativas”.

 

Módulos

No Módulo 1, o objetivo é contribuir para que os alunos tenham elementos para conduzir processos na cooperativa, de forma eficaz, e assim, conhecer a estrutura da composição organizacional, compreender a importância do Planejamento e aprender sobre a cultura organizacional da cooperativa.

 

No Módulo 2, o intuito é que os alunos desenvolvam competências para superar os desafios da gestão financeira na cooperativa, dominando técnicas inovadoras adequadas ao contexto das cooperativas da agricultura familiar e economia solidária. Busca-se compreensão da importância do orçamento, conhecimento dos controles financeiros, aprendizagem de noções básicas de contabilidade e desenvolvimento de um plano financeiro para a cooperativa.

 

Por fim, no Módulo 3, será estudado sobre a gestão Comercial da cooperativa, investimentos e pactos socioeconômicos, os instrumentos de gestão e controle de TI, planejamento e mercados.

 

Texto: Ascom Unicafes – Informações da Assessoria de Formação
Foto: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual